Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Artigos

Artigos

  • A quem representam?

    O Globo, em 20/06/2024

    O que marca mesmo as decisões no Congresso são interesses pessoais dos deputados e senadores, acima das ideologias. São raros os parlamentares que mantêm sua posição apesar da pressão de grupos, os “formadores de opinião”, que se elegem por nichos de eleitores

  • Um país encrencado

    O Globo, em 18/06/2024

    Vale o que fala Fernando Haddad, ministro da Fazenda, ou Gleisi Hoffmann, presidente do PT? Lula fica de um lado para o outro e não se define.

  • O fundador

    Imirante, em 18/06/2024

    Comemoramos os duzentos anos da Constituição de 1824. Sua gênese são as forças contraditórias que agiam quando se inaugurava a Nação e que se expressavam no próprio Pedro I. No jovem imperador se acumulavam os conflitos: o passional e o refletido, o romântico e o herdeiro das luzes, o príncipe e o democrata, o homem de ação e o homem de concepção.

  • Privatizar praias, a fake do ano

    Jornal do Commercio de Pernambuco, em 14/06/2024

    Lisboa. O começo desse desvario foi uma troca de farpas, no Instagram, entre a atriz global Luana Piovani e o jogador Neymar, da seleção brasileira. Ela, com modestos 5,4 milhões de seguidores, não tinha o que perder; ele com muito mais, 221 milhões, sim; e os dois com inveja de Cristiano Ronaldo, o ser humano mais seguido no planeta, com 631 milhões ‒ mais de 3 milhões de dólares por postagem e faturamento no aplicativo, ano passado, de 107 milhões de dólares.

  • O futuro, agora

    O Globo, em 13/06/2024

    O país tem um desafio fiscal não resolvido e gasta em torno de 12% do PIB com Previdência Social.

  • Desmemória coletiva

    Folha de São Paulo, em 13/06/2024

    Por esquecer ou desconhecer o passado, as pessoas querem a volta de um país que nunca existiu

  • Há a direita no caminho

    O Globo, em 11/06/2024

    A ascensão da direita no mundo, com a possibilidade de vitória de Trump nos Estados Unidos, é fator que certamente influenciará na política interna brasileira, numa região em que também a direita vem crescendo.