Aniversário natalício do Acadêmico Milton Hatoum
Comemorou-se, dia 19 de agosto, o aniversário natalício do Acadêmico Milton Hatoum, que ocupa a Cadeira n. 6 do Quadro dos Membros Efetivos.
Comemorou-se, dia 19 de agosto, o aniversário natalício do Acadêmico Milton Hatoum, que ocupa a Cadeira n. 6 do Quadro dos Membros Efetivos.
No dia 15, o Acadêmico Marco Lucchesi recebeu a visita do Embaixador do Peru no Brasil, Rômulo Acurio. Dia 18, realizou a doação de livros para a instituição cultural Ninho das Águias, localizada na Comunidade do Cantagalo. No dia 20, concedeu entrevista à Rádio Rio de Janeiro sobre o seu livro Poesia mundi; na mesma data, recebeu, na FBN, o Embaixador do Brasil junto à Santa Sé, Everton Vieira Vargas e, hoje, dia 21, a visita da diretoria do Instituto Cultural Brasil-Colômbia.
No dia 9 de agosto de 1945 era eleito, para a Cadeira n. 3 do Quadro dos Membros Efetivos, o escritor Roberto Simonsen.
No dia 9 de agosto de 1955, portanto há 70 anos, era eleito Maurício de Medeiros para a Cadeira n. 38 do Quadro dos Membros Efetivos.
No dia 10 de agosto de 1935, há 90 anos, era eleito Vitor Viana para a Cadeira n. 12 do Quadro dos Membros Efetivos. Foi recebido por Celso Vieira.
No dia 10 de agosto de 1905, portanto há 120 anos, era eleito o escritor Sousa Bandeira para a Cadeira n. 13 do Quadro dos Membros Efetivos. Foi recebido por Graça Aranha.
Há 200 anos, no dia 15 de agosto de 1825, nascia, em Ouro Preto (MG), Bernardo Guimarães, Patrono da Cadeira n. 5 do Quadro dos Membros Efetivos.
Realiza-se, no dia 26, a partir das 19h, no Solar do Rosário, Curitiba, o lançamento da Revista Brasileira número 123 sobre Autoritarismo. Estarão presentes Caetano Galindo, Áurea Leminski, Christian Schwartz, Cristina Aragão e os Acadêmicos João Almino e Rosiska Darcy de Oliveira.
Está marcada para o dia 12 de setembro de 2025, sexta-feira, às 20h, a posse do Acadêmico Paulo Henriques Britto. O discurso de recepção será feito pelo Acadêmico Geraldo Carneiro. A espada será entregue pelo decano. O colar pelo Acadêmico Antonio Carlos Secchin e o diploma pelo Acadêmico José Roberto de Castro Neves. A comissão de entrada será formada pela Acadêmica Ana Maria Machado e pelos Acadêmicos Antônio Torres e Edmar Lisboa Bacha; a comissão de saída pelos Acadêmicos Ruy Castro, Edgard Telles Ribeiro e pela Acadêmica Miriam Leitão.
Hoje, dia 21, às 17h30, no Teatro R. Magalhães Jr., sob a coordenação do Acadêmico Antônio Torres, o cantor Pedro Paulo Malta e o violonista Luis Filipe de Lima, abordarão a trajetória da atriz, dramaturga e empresária Zaquia Jorge, que ficou conhecida como "Estrela de Madureira", na aula show apresentada por Marcelo Moutinho. Dia 28, o professor Christian Lynch falará sobre “À margem da história da República: um manifesto político modernista”. A coordenação é do Acadêmico Arno Wehling.
Dia 5, a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) premiou os vencedores da 8ª edição do Prêmio ABMES de Jornalismo. Participaram do júri o presidente Merval Pereira e os Acadêmicos Antonio Carlos Secchin e Arnaldo Niskier.
No dia 18, no Instituto Federal de Alagoas (Ifal), em Maceió, o Acadêmico Antônio Torres participou de um bate-papo com a professora Vanusia Amorim que, na ocasião, lançou o livro As gavetas nunca estiveram vazias: ditadura militar, escrita e resistência na obra de Antônio Torres, adaptação de sua tese de doutorado na qual analisa três obras do Acadêmico.
Teve início no dia 5 de agosto, às 16h, no Teatro R. Magalhães Jr., o sexto Ciclo de Conferências de 2025 intitulado “Cadeira 41”, sob a coordenação geral do Acadêmico Antonio Carlos Secchin e coordenado pela Acadêmica Ana Maria Machado. A conferência de abertura intitulada “Mario Quintana”, foi ministrada pelo escritor Ricardo Silvestrin. No dia 12, a escritora Laura de Mello e Sousa falou sobre “Sergio Buarque de Holanda, historiador do cotidiano”. Dia 19, o Acadêmico Arno Wehling discorreu sobre “Capistrano de Abreu, do cientificismo à ciência”. No dia 26, encerrando esse Ciclo, o ex presidente da Academia Petropolitana de Letras Leandro Garcia falará sobre “Murilo Mendes”.
Teve início no dia 5 de agosto, às 16h, no Teatro R. Magalhães Jr., o sexto Ciclo de Conferências de 2025 intitulado “Cadeira 41”, sob a coordenação geral do Acadêmico Antonio Carlos Secchin e coordenado pela Acadêmica Ana Maria Machado. A conferência de abertura intitulada “Mario Quintana”, foi ministrada pelo escritor Ricardo Silvestrin. No dia 12, a escritora Laura de Mello e Sousa falou sobre “Sergio Buarque de Holanda, historiador do cotidiano”. Dia 19, o Acadêmico Arno Wehling discorrerá sobre “Capistrano de Abreu, do cientificismo à ciência”. No dia 26, encerrando esse Ciclo, a escritora Paloma Amado falará sobre “Dorival Caymmi”.
Hoje, dia 14, coordenado pelo Acadêmico Arnaldo Niskier, o escritor Jacques Ribemboim discorrerá sobre “Pernambuco, Judaísmo e Inquisição no Brasil colonial.” No dia 21, sob a coordenação do Acadêmico Antônio Torres, o cantor Pedro Paulo Malta e o violonista Luis Filipe de Lima, abordarão a trajetória da atriz, dramaturga e empresária Zaquia Jorge, que ficou conhecida como "Estrela de Madureira", na aula show apresentada pelo jornalista Marcelo Moutinho. Dia 28, o professor Christian Lynch falará sobre “À margem da história da República: um manifesto político modernista”. A coordenação é do Acadêmico Arno Wehling.