Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Nossa Língua > Vocabulário Ortográfico

Vocabulário Ortográfico

A Academia Brasileira de Letras lança a nova edição do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp), disponível exclusivamente na versão on-line no site da ABL e pelo aplicativo oficial. 

Esta 6.ª edição conta com 382 mil entradas, mil palavras novas, incluindo estrangeirismos, além de correções e informações complementares nos verbetes, como acréscimos de ortoépia, diversas possibilidades de plural e, apenas em alguns casos, para desfazer dúvidas e ambiguidades, a indicação de homonímia, paronímia e significado.

Desde a publicação da 5.ª edição do Volp, em 2009, a equipe de Lexicologia e Lexicografia da Academia Brasileira de Letras vem reunindo novos vocábulos colhidos em textos literários, científicos e jornalísticos ou recebidos como sugestão por consulentes do Volp. Pouco mais de uma década depois, com o grande volume de palavras que passaram a fazer parte do cotidiano da língua e a necessidade de corrigir algumas falhas tipográficas e inserir informações adicionais, a equipe – orientada pelo Acadêmico Prof. Evanildo Bechara, presidente da Comissão de Lexicologia e Lexicografia da ABL – viu-se no dever de atualizar a obra para oferecer ao público uma edição aumentada em seu universo lexical e em dia com a evolução da língua, refletindo as mudanças da nossa sociedade.

Muitos acréscimos estão relacionados aos novos termos originados do desenvolvimento científico e tecnológico, às palavras surgidas no contexto da pandemia do novo coronavírus, ao registro mais abrangente de nomes de povos indígenas, língua e família linguística, assim como termos técnicos das diversas áreas do conhecimento e novos vocábulos de uso comum, muito divulgados na mídia impressa e em textos acadêmicos, sempre de acordo com os critérios de formação de palavras da língua-padrão.

 

Apresentação da 6.ª edição

Nota editorial da 6.ª edição

Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa

Decreto n.º 6.583, de 29 de setembro de 2008 

Decreto n.º 6.584, de 29 de setembro de 2008

Decreto n.º 6.585, de 29 de setembro de 2008

Nota explicativa

Nota editorial da 5.ª edição