Essa publicação faz parte da coleção Revista Brasileira

Editorial
Rosiska Darcy de Oliveira
Ocupante da Cadeira 10 na Academia Brasileira de Letras.
Vamos fechar o ano com o tema da Soberania, que, se por um lado aponta para as sombras, por outro lembra que ainda estamos aqui e nadamos contra a corrente em busca de paz.
Como os peixes de Piracema, que sobem o rio no sentido oposto ao das correntes, em busca de suas origens. Piracema é o espetáculo que festeja os cinquenta anos do Grupo Corpo.
Quem mais garante nossa soberania senão nós mesmos, quando nos reconhecemos nessa dança encantatória, nesses corpos tantos, perfeitos e imperfeitos, nessas trilhas sonoras inauditas, com que o Grupo Corpo inventa o Brasil? Nesse estranhamento primeiro, em que logo nos encontramos, sem saber por quê.
É a memória coletiva guardada em algum lugar secreto da nossa história em que já estivemos todos. É ela, a cultura, que faz a liga de um país soberano, que nos pertence e a que pertencemos. Precisamos da cultura para nos dizer quem somos. Precisamos da beleza, de uma beleza que ninguém melhor que nós para sentir o quanto é bela. Precisamos do Grupo Corpo, do milagre da família Pederneiras.
Precisamos de outros milagreiros, como Ariano Suassuna, que, como um Cid, depois de morto ganha a batalha do coração volúvel dos internautas com aulas sábias e hilárias. Logo ele, tão avesso à internet.
Precisamos de Tom Jobim, cujas janelas davam para o Brasil onde quer que estivesse. Cantou tão bem a alegria de voltar que ganhou um aeroporto com seu nome. Todos eles se juntaram neste número de fim de ano e, vivos e redivivos, vieram passar o Natal.
A Revista Brasileira da Academia Brasileira de Letras deseja a todos os leitores um ano em Paz, que não virá por nenhum milagre, mas pelo esforço dos que entram o ano dispostos a nadar contra a corrente deste tempo sem nome, contra o transe da Terra, contra o autoritarismo e a afirmar a nossa Soberania.
Foi o que fizemos na Revista Brasileira no ano que passou. É o que faremos com o concurso de todos os nossos colaboradores e leitores a quem dirigimos um carinhoso agradecimento. Feliz Ano Novo!