Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Publicações > Relatório de atividades 2021

Relatório de atividades 2021 (2021. 66 pp.)

Essa publicação faz parte da coleção Relatórios de Atividades

Quatro anos de resiliência. E de trincheira contra a barbárie. Vivemos uma crise sem precedentes, na política e na economia, agravada com o combate sui generis ao coronavírus.

Nenhuma guerra aqui ceifou mais de 600 mil vidas. Nenhuma conduziu 125 milhões de brasileiros ao estado de insegurança alimentar. Voltamos ao mapa da fome. Como não pensar em Lima Barreto?

A Diretoria do quadriênio tomou medidas urgentes. Implantamos o redesenho administrativo para tornar a ABL mais sustentável, mediante formas responsivas e adequadas.

A Casa de Machado recuperou a saúde.

Interrompemos os encontros presenciais por quase dois anos.

Protegemos acadêmicos e funcionários durante a pandemia com atividades telemáticas.

Fechamos as portas, mas abrimos as janelas virtuais.

Defendemos medidas científicase cuidados não farmacológicos, enquanto a vacinação seguia lenta e incerta. Incluímos, quando possível, um livro na cesta básica; e outro, na assistência médica. Não faltaram campanhas no site sobre o coronavírus. Combatemos a censura, a taxação dos livros, a cultura do ódio e outros tantos desvarios. Mas não todos, para não promover os estultos.

A modalidade virtual ampliou nossa missão, exaustivamente descrita em relatórios anteriores. Em 2021, ofertamos uma nova edição do VOLP, assim como os primeiros verbetes do futuro Dicionário da Academia. Digitalizamos 50 mil itens do Arquivo, demos acesso no site à Museologia.

Após uma década, reabrimos a Livraria Acadêmica e a Galeria Manuel Bandeira. Procedemos ao inventário de nossas bibliotecas, que não se realizava desde 1994. As publicações da Casa não sofreram solução de continuidade.

A ABL acercou-se de suas congêneres no mundo, com uma serie de protocolos, palestras e seminários, com as academias de ciências da Rússia e Israel, Alemanha e Paquistão, Europa Ocidental e América do Sul.

Além do congresso das academias do G20, realizamos o encontro com a Biblioteca do Vaticano.

O quadriênio foi marcado pela visita recorrente a aldeias, quilombos, favelas, prisões e hospitais. Se as lideranças indígenas participaram de seminários na ABL, a presidência foi a Belém, a Manaus, ao coração do Amazonas, em viagem de lancha e helicóptero da Marinha, segundo acordos firmados.

Inesquecível a visita à comunidade do Jacarezinho no Rio de Janeiro.

Haveria muito a dizer. Mas a brevidade é moeda corrente na despedida. Amparada, ou magnificada, pela urgência dos tempos que correm.

Fizemos o possível. E tangenciamos o impensável. Abreviemos o parágrafo para não sucumbir à autocomplacência.

Saímos com o sentimento do bom combate, marcados, muito embora, pela pandemia, com fome de esperança. Não perdemos o princípio Álvaro Moreira, sobejamente conhecido para ser apenas mencionado.

Saudades do futuro e do Brasil. Saudades do piano que Celso Lafer doou à ABL, companheiro da presidência para domar os dias ásperos e solitários.

Na república das letras, a poesia venceu a pandemia.

Acadêmico Marco Lucchesi
Presidente da Academia Brasileira de Letras

Ficha da Obra

Ano: 
2021
Páginas: 
66
Leia a obra completa: