Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Publicações > Relatório de Atividades 2014

Relatório de Atividades 2014 (2014. 116 pp.)

Essa publicação faz parte da coleção Relatórios de Atividades

"A história de uma instituição literária do porte da Academia é uma linha no tempo. A história da Academia Brasileira de Letras em 2014 é o prolongamento ininterrupto da que vem sendo um itinerário de crescentes boas realizações.

No plano cultural, acrescentou novas contribuições aos tradicionais ciclos de conferências semanais sobre temas culturais e aos seminários mensais sobre questões de destaque da atualidade brasileira. Já alguns projetos sociais inaugurados na gestão anterior tiveram que ser temporariamente suspensos por motivos operacionais de ordem social. Prosseguiram com o habitual êxito as programações de MPB na Academia, Música de Câmera e Teatro. O Setor de Publicações foi particularmente ativo, assim como o de informática, que pôs o VOLP à disposição dos portadores de celulares conectados e iniciou um amplo trabalho de modernização da página da Academia na Internet.

A Academia participou de encontros programados, na sua sede e no exterior, com instituições da Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Itália, e de Portugal, Reino Unido, e Estados Unidos da América.

Foram tomadas medidas para propiciar aos Acadêmicos melhores condições em suas atuações nas missões que desempenharam no Brasil e no exterior. Atenção especial foi dada ao corpo de funcionários, tais como, maior

cobertura de serviços de saúde, de alimentação, de enquadramento institucional e de instalações.
No que se refere ao patrimônio imobiliário, foram realizadas obras de remodelação no Palácio Austregésilo, no Centro Cultural e no Teatro R. Magalhães Jr., e iniciadas obras para a construção da futura extensão das

Bibliotecas, do Arquivo e da reserva dos museus.
A Academia viu com pesar o desaparecimento de três ilustres membros da sua companhia, os Acadêmicos Ivan

Junqueira, João Ubaldo Ribeiro e Ariano Suassuna, cujas vagas foram supridas, respectivamente, pelas eleições dos Acadêmicos Ferreira Gullar, Evaldo Cabral de Mello e Zuenir Ventura.

Ao terminar sua gestão neste ano, a Diretoria agradece a todos os Acadêmicos e ao corpo de funcionários, o apoio que nunca lhes faltou para o cumprimento de seus encargos."

Geraldo Holanda Cavalcanti
Presidente da Academia Brasileira de Letras 

Ficha da Obra

Ano: 
2014
Páginas: 
116
Leia a obra completa: