Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Série “Música de Câmara na ABL” apresenta concerto com os pianistas Fany Solter e Roberto Domingos

Série “Música de Câmara na ABL” apresenta concerto com os pianistas Fany Solter e Roberto Domingos

 

A Academia Brasileira de Letras deu sequência à sua série “Música de Câmara na ABL” de 2016, sob coordenação do Acadêmico Marco Lucchesi, com o concerto dos pianistas Fany Solter e Roberto Domingos – piano a quatro mãos. O espetáculo aconteceu no dia 6 de outubro, quinta-feira, às 12h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., na Avenida Presidente Wilson 203. Entrada franca.

Programa: Carl Czerny – Grande sonate Brillante em dó menor, Op. 10, Allegro agitato; Franz Schubert – Fantasia em fá menor, Op.103, Allegro – Largo – Scherzo – Finale; Maurice Ravel – Ma mère l’oye, 5 Pièces enfantines: Pavane de la Belle au bois dorment, Petit Poucet, Laideronnette – Impératrice des Pagodes, Les entrétiens de la Belle e de la Bête. E Le jardin féerique; José Penalva – Mini-Suite nº 2 para piano a quatro mãos – Cana-verde, Ponteio Sincopado; e Franz Liszt – Rapsódia Húngara nº. 2.

Saiba mais:

Fany Solter, radicada na Alemanha, é uma das mais destacadas divulgadora da música brasileira no exterior. Pianista e professora, foi premiada em muitos concursos internacionais, entre eles o de Munique e Vercelli, e tem atuado como solista em concertos com orquestras, tais como a Orquestra Sinfônica de Praga, Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra da Suisse Romande, Orquestra Sinfônica da Rádio da Baviera, Israel Camerata de Jerusalem, Filarmônica de Câmara da Polônia, com os mais famosos regentes do mundo.  

Única brasileira que se tornou Reitora de uma instituição de ensino da música na Alemanha ou em qualquer outro país do mundo, Fany Solter ficou à frente da Reitoria da Escola Superior de Música de Karlsruhe de 1994 a 2001, deixando o cargo por vontade própria para se dedicar mais a seus alunos e aos concertos como solista ou como camerista.

Durante seu reitorado, não faltaram Festivais de Música Brasileira na Alemanha, muitos dos quais com a presença dos compositores, convidados para assistir suas obras interpretadas por músicos alemães. Realiza master classes em todo o mundo e é, frequentemente, solicitada a participar como jurada em concursos internacionais de piano.

A formação musical de Roberto Domingos começou na Escola Superior de Música e Belas Artes do Paraná. Logo depois, transferiu-se para a Alemanha, como bolsista do CNPq. Diversos cursos no Brasil e no exterior completaram a sua formação musical. É pós-graduado pela Escola Superior de Música de Kalrsruhe, nas classes de Fany Solter e Dinorah Varsi e pelo Conservatório Tchaikovsky de Moscou, na classe de Rudolf Kehrer.

Roberto Domingos tem atuado, como recitalista, camerista e solista, com diversas orquestras do Brasil e em muitos países europeus, entre eles, Alemanha, Suíça, Polônia, Rússia, Albânia, Espanha e França. Desde 1987, reside na Alemanha. Master classes (China, Coreia e Brasil) e atividades como jurado de concursos nacionais e internacionais completam a sua atuação musical.

30/09/2016

Notícias relacionadas

Vídeos relacionados