Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Academia Brasileira de Letras comemora seu 124º aniversário em formato virtual

Academia Brasileira de Letras comemora seu 124º aniversário em formato virtual

 

A Academia Brasileira de Letras comemora seus 124 anos de fundação no dia 20 de julho, terça-feira, em solenidade virtual. Em razão das restrições impostas pela pandemia, a cerimônia ocorrerá exclusivamente pela internet. O Acadêmico Celso Lafer é o orador oficial da sessão, que é conduzida pelo presidente Marco Lucchesi. Todo o conteúdo pode ser acessado no site da Instituição.

Na ocasião, o presidente Marco Lucchesi descreve ao público um resumo das inúmeras atividades realizadas pela Casa de Machado de Assis durante o ano de 2021, desde encontros internacionais a doações de livros. Também foram apresentados a sexta edição do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa e as placas de sinalização das residências históricas de Acadêmicos da ABL residentes no Rio de Janeiro, um projeto ainda em desenvolvimento pela Academia. O presidente da ABL também discursou sobre importantes protocolos firmados em prol da leitura com instituições como a Câmara dos Deputados e o Instituto Benjamin Constant e enumerou alguns dos muitos encontros com Academias estrangeiras realizados no último ano.

Ao final da solenidade, o violoncelista Hugo Pilger apresentou um concerto especial, no qual executou a Sonata para 2 violoncelos em Ré menor de Joseph Bodin de Boismortier (Allemande Gravement, Gayment, Lentement e Gigue Moderato). A música de abertura apresentada no evento, "Saudade do Seu Jota", foi composta e executada por Eurípedes Junior

Linha do tempo interativa

Outra ação promovida pela Academia Brasileira de Letras para a comemoração do seu aniversário foi a disponibilização de uma linha do tempo interativa sobre a história da ABL. Com a iniciativa, pretende-se oferecer ao usuário dos portais da Academia mais uma opção de cultura e lazer, de forma a “matar as saudades” da ABL, no conforto e segurança de seus lares. Possui, também, uma finalidade educativa, de reforçar junto à sociedade brasileira a importância e a forte atuação da Academia Brasileira de Letras na conservação, divulgação e proteção da Literatura Brasileira e da Língua Portuguesa através das décadas.

A linha do tempo pode ser acessada através do link.

 
19/07/2021