Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Acadêmicos > Celso Lafer

Perfil do Acadêmico

Quinto ocupante da cadeira 14, eleito em 21 de julho de 2006, na sucessão de Miguel Reale, e recebido em 1º de dezembro de 2006 pelo acadêmico Alberto Venancio Filho.
Cadeira: 
14
Posição: 
Atual
Antecedido por:
Data de nascimento: 
7 de Agosto de 1941
Naturalidade: 
São Paulo - SP
Brasil
Data de eleição: 
21 de Julho de 2006
Data de posse: 
1 de Dezembro de 2006
Acadêmico que o recebeu: 
Fotos relacionadas
Ver todas as fotos

Notícias relacionadas

Artigos relacionados

  • Lygia Fagundes Telles

    O Estado de S. Paulo, em 17/04/2022

    A presença de Lygia tinha o sopro de uma aura. Conjugava-se com sua beleza, que perdurou no correr dos muitos anos de sua vida. O seu olhar tinha características próprias que transpareciam no contato pessoal. Era um olhar pluriantenado de sensibilidade que agudizava a sua percepção das coisas, das pessoas e do mundo. Traduziu-se numa obra literária de primeira grandeza que, no romance e no conto, possui a limpidez adequada a uma visão que penetra e revela, como observou Antonio Candido. Filia-se no seu escrever à linhagem de Machado de Assis. Na sua obra, para evocar Octavio Paz em Blanco, na transcriação de Haroldo de Campos, 'a irrealidade do que é visto / dá realidade à visão'.

  • A agressão russa e a guerra na Ucrânia

    Estadão Online, em 20/03/2022

    No mundo contemporâneo, unificado pelas interações planetárias, a guerra não se circunscreve ao âmbito dos Estados entre os quais ela se abre. Diz respeito a toda a comunidade internacional, pois a paz é indivisível. A comoção, estragos e misérias da guerra têm repercussão global.

  • Racismo, antissemitismo, liberdade de expressão

    O Estado de S. Paulo, em 20/02/2022

    "Promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação' é um dos objetivos do nosso país, contemplado na Constituição cidadã (artigo 3, IV).