Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Artigos

Artigos

  • Alberto da Costa e Silva (1931-2023)

    Estadão, em 17/12/2023

    A perspectiva é um dos componentes organizadores da realidade, indicativa da circunstância do lugar em que estamos e nele nos localizamos para adquirir a mobilidade transformadora da razão e da sensibilidade.

  • A Declaração da Rio-92 sobre Meio Ambiente

    Jornal Estadão, em 23/05/2023

    O novo paradigma ensejou um terreno comum que viabilizou a Rio-92, ao consagrar a “ideia a realizar” do desenvolvimento sustentável. Este adquiriu notável irradiação. Permeia o Direito do Meio Ambiente nos planos interno e internacional.

  • Rui Barbosa, no centenário do seu falecimento

    Jornal O Estado de S. Paulo, em 19/03/2023

    Há cem anos falecia Rui Barbosa. Merece destaque a atualidade de seu legado, que se notabiliza por um fio condutor: 'a formação da esfera pública e a construção institucional da democracia no Brasil', como certeiramente realçou Bolívar Lamounier.

  • Goldfajn é boa opção para Lula

    O Globo, em 17/11/2022

    Há assuntos que têm natureza de Estado, não de governos. É o caso da candidatura de Ilan Goldfajn à presidência do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Faço a observação na condição de quem foi persistente crítico do atual governo e declarou publicamente voto em Lula na eleição presidencial, em conjunto com muitos outros que não integram a família petista, mas entenderam que ele era a melhor alternativa para superar os desastres da era Bolsonaro.

  • Sobre a Fundação Fernando Henrique Cardoso

    O Estado de S. Paulo, em 18/09/2022

    A convergência dos atributos de grande intelectual e de notável homem público assinala a identidade de FHC. Integra o capital simbólico da Fundação Fernando Henrique Cardoso (FFHC), por ele criada e concebida como instituição a partidária voltada para pesquisar e debater a agenda do presente na perspectiva do futuro. Alinha-se à sua recorrente preocupação intelectual em captar o novo que aflora na dinâmica dos processos sociais, econômicos e políticos.

  • Os refugiados e a Acnur

    O Estado de S. Paulo , em 19/06/2022

    Os refugiados e o drama da precariedade da sua situação são um dos grandes temas da vida mundial. É impactante a escala numérica dos que se encontram nesta condição. Estima-se que neste ano 100 milhões de pessoas precisam de amparo, que não encontram no âmbito interno dos seus Estados.

  • Lygia Fagundes Telles

    O Estado de S. Paulo, em 17/04/2022

    A presença de Lygia tinha o sopro de uma aura. Conjugava-se com sua beleza, que perdurou no correr dos muitos anos de sua vida. O seu olhar tinha características próprias que transpareciam no contato pessoal. Era um olhar pluriantenado de sensibilidade que agudizava a sua percepção das coisas, das pessoas e do mundo. Traduziu-se numa obra literária de primeira grandeza que, no romance e no conto, possui a limpidez adequada a uma visão que penetra e revela, como observou Antonio Candido. Filia-se no seu escrever à linhagem de Machado de Assis. Na sua obra, para evocar Octavio Paz em Blanco, na transcriação de Haroldo de Campos, 'a irrealidade do que é visto / dá realidade à visão'.

  • A agressão russa e a guerra na Ucrânia

    Estadão Online, em 20/03/2022

    No mundo contemporâneo, unificado pelas interações planetárias, a guerra não se circunscreve ao âmbito dos Estados entre os quais ela se abre. Diz respeito a toda a comunidade internacional, pois a paz é indivisível. A comoção, estragos e misérias da guerra têm repercussão global.

  • Racismo, antissemitismo, liberdade de expressão

    O Estado de S. Paulo, em 20/02/2022

    "Promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação' é um dos objetivos do nosso país, contemplado na Constituição cidadã (artigo 3, IV).

  • Liderança, conhecimento e negacionismo

    O Estado de S. Paulo , em 16/01/2022

    Uma das características da liderança é a capacidade de indicar rumos. Na especificidade do mundo da política, espera-se de uma liderança qualificada que tenha antenas para perceber o sentido e o movimento dos acontecimentos, o que sente e toca a população e, em função destas percepções, tenha aptidão para engendrar os meios para dar um rumo à sociedade. 

  • O STF e a transparência do Orçamento

    O Estado de S. Paulo , em 21/11/2021

    A transparência do processo orçamentário, que diz respeito à aplicação de recursos financeiros do Estado, está na ordem do dia do debate político. Sua prática vem sendo questionada em razão dos procedimentos das emendas do relator-geral do Orçamento no Congresso e das implicações, não republicanas, do seu sigiloso uso político para a obtenção, em conjugação com o Executivo, de apoio parlamentar.

  • Cláusula Democrática e crimes de responsabilidade

    O Estado de S. Paulo, em 17/10/2021

    A Carta Democrática Interamericana foi aprovada pela Organização dos Estados Americanos (OEA) em 11/9/2001. Decorridos 20 anos, cabe analisar sua importância num momento em que a democracia enfrenta dificuldades em tantas partes.

  • O Mal, Schmitt e a nossa circunstância

    O Estado de S. Paulo, em 19/09/2021

    Pe. Antônio Vieira, refletindo sobre o bem e o mal, diz que da sua interação todos padecem: 'Os males porque se temem, os bens porque se esperam; para afligir, o mal basta ser possível e para molestar-se, o bem basta ser duvidoso'. Também pontua: 'O bem conhece-se na privação; o mal, na experiência'. A intensidade da privação do bem e a ampliação da experiência do mal são uma das notas sombrias do mundo contemporâneo. Auschwitz é um paradigma da presença do mal na história humana. O mal é um grande e inquietante tema da teologia e da filosofia que Denis Rosenfield enfrentou com coragem e envergadura no seu recém-publicado Jerusalém, Atenas e Auschwitz, pensar a existência do mal.

  • Mercosut: um projeto conjunto que permanece valioso

    O Estado de S. Paulo / Internacional, em 18/09/2021

    A localização geográfica é faceta importante da política externa. O mundo é composto de regiões, e o sistema internacional global as impacta de distintas maneiras. O entorno geográfico é sempre relevante. É a primeira circunstância da ação diplomática.