O Estadão completa 150 anos em 2025 e recebe homenagens de autoridades, médicos, empresários, artistas, escritores, educadores, engenheiros, esportistas, pesquisadores e jornalistas. Em depoimento, o escritor, jornalista e membro da Academia Brasileira de Letras Ignácio de Loyola Brandão conta histórias pessoais com o jornal e comenta a importância do Estadão para o País.
Com quatro páginas, a Província de São Paulo alcançou seu primeiro leitor em uma segunda-feira, 4 de janeiro de 1875. A publicação foi idealizada por 21 republicanos convencidos da necessidade de criação de uma voz na imprensa para ecoar seus ideais de emancipação política. Hoje, um século e meio depois, o Estadão se mantém como um porto seguro da informação confiável e de qualidade.
“O ‘Estado’ ensinou e está à frente dos seus concorrentes, à frente daqueles que, como eu, gostam da boa notícia. Vasculham, buscam, trazem todas as informações e, principalmente, a parte de cultura. Foi dos primeiros a ter um suplemento cultural dos mais importantes do Brasil”
Ignácio de Loyola Brandão
Escritor, jornalista e membro da Academia Brasileira de Letras
Matéria na íntegra: https://www.estadao.com.br/150-anos/nossos-queridos-leitores/ignacio-de-loyola-brandao-relembra-historia-do-pai-com-estadao-e-criacao-do-suplemento-literario/
07/01/2025