Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Artigos

Artigos

  • Segurança pública no foco

    O Globo, em 23/04/2024

    Até o momento, não há forças ou coalizões políticas com disposição de enfrentar o atual estado de coisas. A grande dificuldade, além da política, é a situação econômica. Enquanto os ministérios da Fazenda e do Planejamento almejam desvincular os gastos com saúde e educação, Lewandowski busca verbas.

  • A inevitabilidade da guerra

    O Globo, em 21/04/2024

    Para Freud, a política era a continuação da guerra em outros termos. Mesmo considerando inevitável a guerra, Freud diz que ela é “a mais óbvia oposição à atitude psíquica que nos foi incutida no processo de civilização."

  • Armadilhas petistas

    O Globo, em 16/04/2024

    Os últimos que resolveram enfrentar Lula dentro do PT, o hoje deputado Eduardo Suplicy e o ex-ministro Cristovam Buarque, acabaram inviabilizados no partido.

  • Contradições em choque

    O Globo, em 15/04/2024

    O governo brasileiro reagiu mal nos primeiros momentos do debate de Elon Musk contra ministros do STF, em vez de deixá-lo falar sozinho, para os seus radicais.

  • O corporativismo perdeu

    O Globo, em 11/04/2024

    Como o Supremo é a última instância da Justiça, aquela que pode errar por último, sua interpretação do que seja constitucional é a que prevalece, mesmo quando, como nesse caso, possa parecer um pouco flexível demais.

  • X tem de ser punido

    O Globo, em 09/04/2024

    O grave, passo importante na confrontação com o governo, é o X desobedecer a uma ordem judicial brasileira, permitir que o blogueiro Allan dos Santos, foragido da Justiça, volte a usá-lo para atacar o governo.

  • O espaço político

    O globo, em 04/04/2024

    Os parlamentares consideram que o Supremo quer tê-los sob seu domínio, podendo apertar ou afrouxar o laço de acordo com o interesse pessoal de cada ministro.

  • Desforra política

    O globo, em 02/04/2024

    Não há dúvida de que o processo que começou ontem tem uma motivação política, ideia corroborada pela fragilidade das acusações.

  • Poderes em disputa

    O Globo, em 28/03/2024

    Câmara dos Deputados adia a análise da prisão do deputado federal Chiquinho Brazão à espera de entender para que lado o vento sopra, torcendo para que dados novos possam dar elementos para contestar as acusações do relatório do Supremo Tribunal Federal (STF) — leia-se Alexandre de Moraes

  • O STF em seu domínio

    O Globo, em 24/03/2024

    A escolha do ministro do Supremo virou uma decisão sobre um juiz do tribunal penal político. É garantista, reconhece a política como atuação importante? É conflito de competência interna. Até o algoritmo está desmoralizado.

  • Contraponto importante

    O Globo, em 21/03/2024

    A Justiça espanhola passou a percepção de que os ricos que podem pagar uma fiança tão alta têm vantagens sobre os cidadãos comuns