Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Acadêmicos > Ivo Pitanguy > Ivo Pitanguy

Biografia

Quarto ocupante da cadeira 22, foi eleito em 11 de outubro de 1990, na sucessão de Luís Viana Filho, e recebido em 24 de setembro de 1991 por Carlos Chagas Filho.

Ivo Hélcio Jardim de Campos Pitanguy nasceu em Belo Horizonte, MG, no dia 5 de julho de 1926. Filho de Maria Stäel Jardim de Campos Pitanguy e de Antonio de Campos Pitanguy, médico cirurgião. Casou-se em 1955 com Marilu Nascimento, tendo o casal quatro filhos: Ivo, Gisela, Helcius e Bernardo. Faleceu no Rio de Janeiro, RJ, em 6 de agosto de 2016.

Iniciou sua formação profissional ingressando na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais e formando-se pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1946. Este aprendizado prolongou-se por mais de dez anos, através de estágios e cursos realizados nos EUA e na Europa, já aliando a prática médica ao exercício do ensino.

Em 1945 criou, na Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro, um Curso de Psicologia Médica, início de uma carreira internacional que o consagraria como um dos maiores cirurgiões plásticos do mundo, mestre de várias gerações. No mesmo hospital criou o Serviço de Queimados do Hospital do Pronto-Socorro, o primeiro serviço de Cirurgia de Mão e de Cirurgia Plástica Reparadora.

Doutor honoris causa em diversas universidades brasileiras e estrangeiras, pertenceu a inumeráveis instituições científicas em todo o mundo, sendo condecorado por numerosos países.

Atualizado em 14/03/2017.