Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Show em homenagem ao poeta Vinicius de Moraes retoma a série "MPB na ABL"

Show em homenagem ao poeta Vinicius de Moraes retoma a série "MPB na ABL"

 

A Academia Brasileira de Letras e a Petrobras convidaram para a retomada da série "MPB na ABL", com a presença do cantor e compositor Carlos Lyra, em homenagem a Vinicius de Moraes. A apresentação do espetáculo esteve a cargo do jornalista e escritor Ricardo Cravo Albin.

O espetáculo teve roteiro exclusivo e original, elaborado especialmente para a ABL pelo compositor, em parceria com o Instituto Cultural Cravo Albin. A homenagem incidiu sobre os exatos trinta anos de morte do poeta diplomata, ocorrida no dia 09 de julho de 1980, e por sua promoção “post mortem” a Embaixador do Brasil, com ato solene no Palácio Itamaraty de Brasília, dia 16 de agosto.

A homenagem a Vinicius de Moraes aconteceu no dia 4 de agosto, às 12h, no Teatro R. Magalhães Jr., com entrada franca e transmissão ao vivo pelo Portal da ABL.

Saiba mais

Carlos Lyra

O compositor, violinista e intérprete carioca Carlos Lyra, grande amigo e parceiro do homenageado, foi um dos mais importantes músicos da bossa nova. Autor de melodias que retratavam exatamente o clima vivido pelo Brasil naquele período, décadas de 50 e 60, compôs ‘Maria Ninguém”, “Minha namorada”, “Ciúme”, “Lobo bobo”, “ Se é tarde me perdoa”, entre outras. Lançou em 2005, com Roberto Menescal, um documentário sobre a bossa nova chamado “Coisa mais linda”. Foi o período mais fértil da dupla Vinicius de Moraes e Carlos Lyra.

Vinicius de Moraes

Vinicius de Moraes começou a se tornar mais conhecido no cenário musical brasileiro com sua peça de teatro "Orfeu da Conceição", que estreou em 25 de setembro de 1956. Além da diplomacia, do teatro e dos livros, sua carreira musical já vinha deslanchando em meados da década de 50 – época em que conheceu Tom Jobim (um de seus grandes parceiros) – quando diversas de suas composições foram gravadas por muitos artistas. Nos anos seguintes, viveu um período áureo na MPB, no qual foram gravadas cerca de 60 composições de sua autoria e firmadas parcerias com compositores como Baden Powell, Carlos Lyra e Francis Hime.

Veja também

Perfil da ABL no Twitter
Comente o evento no Orkut
Curta do Facebook

4/8/2010

 



04/08/2010 - Atualizada em 03/08/2010