Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Acadêmico Merval Pereira, Gustavo Binenbojm e Carlos Pereira debatem na ABL o tema “Brasil – Instituições e democracia” no Seminário “Brasil, brasis” de junho

Acadêmico Merval Pereira, Gustavo Binenbojm e Carlos Pereira debatem na ABL o tema “Brasil – Instituições e democracia” no Seminário “Brasil, brasis” de junho

 

A Academia Brasileira de Letras deu continuidade aos Seminários “Brasil, brasis” de 2015 com o tema Brasil – Instituições e democracia. A coordenação é do Acadêmico Domício Proença Filho, Secretário-Geral da ABL, e os palestrantes foram o Acadêmico e jornalista Merval Pereira, o professor da FGV Carlos Pereira e o professor da Uerj e da FGV Gustavo Binenbojm. O evento aconteceu no dia 25 de junho, quinta-feira, às 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro. Entrada Franca.

A programação dos seminários se estenderá até o mês de novembro e todos serão transmitidos pelo portal da ABL.

Oitavo ocupante da Cadeira nº 31, eleito  em 22 de junho de 2011, Merval Pereira Filho é comentarista da Globonews e da CBN e Colunista do Globo, onde entrou em 1968, como repórter estagiário, tendo exercido, entre outras funções, a de editor nacional, editor-chefe, diretor da sucursal de Brasília, diretor de redação e diretor executivo do Infoglobo. Foi Diretor de Jornalismo de Mídia impressa e rádio das Organizações Globo. De 1983 a 1985, trabalhou na revista Veja, onde foi chefe das sucursais de Brasília e Rio e editor nacional em São Paulo. Faz parte do Conselho Editorial das Organizações Globo. Em 2008, passou um período na Universidade de Columbia, em Nova York, como visiting scholar do Centro de Estudos Latino-Americanos. Em 2009, recebeu o prêmio Maria Moors Cabot da Universidade de Columbia de excelência jornalística, a mais importante premiação internacional do jornalismo das Américas.

Professor associado do Departamento de Direito do Estado, da Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Gustavo Binenbojm é doutor e mestre em Direito Público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Master of Laws pela Universidade de Yale (EUA) e professor emérito da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro. Foi Presidente da Comissão de Direito do Estado da OAB. Atua como advogado perante o Supremo Tribunal Federal, destacando-se as causas em defesa da liberdade de expressão.

Carlos Pereira concluiu o doutorado em Ciência Política na New School University/New York University e realizou o pós-doutorado na University of Oxford. Atualmente é professor titular da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas e pesquisador do CNPq. Recentemente, foi Visiting Fellow in the Foreign Policy and Global Economy and Development programs in the Latin American Initiative at Brookings Institution, Washington-DC e Resident Fellow do Bellagio Center da Rockefeller Foundation, Itália. Sua principal área de pesquisa é economia política, instituições políticas e políticas publicas em perspectiva comparada. Publicou artigos em periódicos nacionais e internacionais.

22/06/2015

Notícias relacionadas

Vídeos relacionados