Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Acadêmico e escritor Marco Lucchesi lança livro de poesias "Maví"

Acadêmico e escritor Marco Lucchesi lança livro de poesias "Maví"

 

O Acadêmico e escritor Marco Lucchesi lançou neste mês o livro de poesias "Maví", que reúne breves versos sobre temas relacionados ao amor, à solidão, à angústia e à esperança. O livro se debruça no eixo temático "Toque e Centro", categorias de intimidade e topologia que, sob a assinatura do poeta, permitem valorações místicas, filosóficas e relativas à própria história literária da humanidade. Publicado pela Editora Penalux, de São Paulo, "Maví" possui posfácio da escritora Alva Martínez Teixeiro e orelhas do professor de Literatura Brasileira e escritor Maurício Silva. A edição possui, ainda, desenhos de Nazareno.

"A poesia é como uma pintura, dizia Horácio em sua Arte Poética, como que prognosticando um infindável universo sensorial, em que ver e ouvir (mas também apreciar com todos os outros sentidos humanos) passou a fazer parte da expressão literária. Não é diferente com a poesia de Marco Lucchesi, que o leitor poderá apreciar nesse seu precioso Maví: todos os sentidos são demandados na dinâmica da fruição estética, e o resultado é o inesperado encontro com o Sublime. Por certo, é uma poesia pessoal, poesia do chamamento (“Marco, Marco...”) e também de buscas e encontros (“Não deixo de buscar o corpo que encontrei”)", sublinha Maurício Silva.

O ACADÊMICO

Marco Lucchesi é o sétimo ocupante da Cadeira nº 15, tendo sido eleito em 3 de março de 2011, na sucessão de Pe. Fernando Bastos de Ávila. Foi recebido em 20 de maio de 2011 pelo Acadêmico Tarcísio Padilha. Presidiu a Academia Brasileira de Letras de 2018 a 2021. Escritor, poeta, ensaísta, professor e tradutor, graduou-se em História pela Universidade Federal Fluminense, obteve os títulos de mestre e doutor em Ciência da Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e fez pós-doutorado em Filosofia da Renascença na Universidade de Colônia, na Alemanha. É autor, entre outros, dos romances O bibliotecário do imperador e O Dom do Crime. O livro Domínios da Insônia reúne, em grande parte, seu legado poético. É professor titular de Literatura Comparada da UFRJ e Doutor Honoris Causa pelas Universidades de Tibiscus e Aurel Vlaicu da Romênia. Palestrou em diversas universidades ao redor do mundo. Seus livros já foram traduzidos para mais de dez idiomas.

23/08/2022