Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Academia Brasileira de Letras lança a quinta edição digital do volume das Efemérides Acadêmicas

Academia Brasileira de Letras lança a quinta edição digital do volume das Efemérides Acadêmicas

 

A Academia Brasileira de Letras lançou no dia 9 de dezembro, a quinta edição digital do volume das Efemérides Acadêmicas. A edição, que também ganhará uma versão impressa, foi realizada na presidência do Acadêmico Marco Lucchesi e atualizada até 16 de dezembro de 2021, dando continuidade ao projeto editorial iniciado em 1926, na presidência de Coelho Neto.

HISTÓRICO

A primeira edição contempla as efemérides desde a fundação da ABL até o ano de 1920. A tarefa esteve a cargo do Chefe de Secretaria José Vicente de Azevedo Sobrinho, mas com o seu falecimento em 1924, coube a sua viúva, Christina de Azevedo, a entrega dos originais referente ao primeiro volume. Tratava-se de uma publicação de caráter amplo, que trazia informações bastante detalhadas sobre cada Acadêmico, já falecido, com o intuito de esmiuçar os trabalhos preparatórios da Casa até a sessão inaugural de 20 de julho de 1897.

No ano de 1940, a Efeméride passou por uma revisão. Optou-se por manter, na publicação, a ausência de referências a Acadêmicos vivos, com exceção de eventos das eleições e das posses. Foram ainda realizadas outras três edições das Efemérides. Uma em 1972, durante a presidência de Austregésilo de Athayde, em que se buscou uma abordagem mais sucinta. Outra edição, realizada em 1997, sob a presidência da Acadêmica Nélida Pinõn, que fez parte das comemorações pelo I Centenário da ABL e a quarta edição, em 2017, na presidência do Acadêmico Domício Proença Filho, consolidando as iniciativas anteriores.

Acesse a obra completa aqui.

09/12/2021