Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL na mídia - Última Hora Online - Machado de Assis recebe o público na ABL

ABL na mídia - Última Hora Online - Machado de Assis recebe o público na ABL

 

Machado de Assis recebe o público na ABL

A Academia Brasileira de Letras vem se atualizando cada vez mais não só na escolha dos acadêmicos como na interação com o público, buscando alcançar mais jovens ao mundo literário.

Dando um passo nessa direção, a Academia traz ao público um feito extraordinário, apresenta seu patrono Machado de Assis em forma de avatar, tornando possível ao visitante interagir com o escritor.

A cerimônia para apresentá-lo aconteceu no salão nobre da Casa e contou com diversos acadêmicos e foi presidida pelo Presidente da casa Merval Pereira. Nesse dia aconteceu a primeira apresentação da novidade para uma platéia seleta de jornalistas e convidados, que puderam experimentar com sucesso. Nas abordagens feitas, diversos temas atuais foram contemplados, como racismo, universo feminino na literatura e na Academia, preconceitos, além da sua obra de Machado. Steve Jobs certa vez disse que um dia talvez fosse possível por meio de uma máquina acontecer um papo com Aristóteles, de certa forma sua previsão se tornou realidade. Machado de Assis revive para conversar com quem quiser inclusive falar sobre curiosidades de sua obra.

Machado responde a qualquer pergunta sobre passado, presente e futuro, não só opinando como trazendo reflexões sobre a contemporaneidade, o que torna a experiência ainda mais interessante.

O escritor fica na entrada principal do prédio recebendo os visitantes, como bom anfitrião que é da Casa que idealizou e imortaliza o pensamento e o saber do Brasil representado por expoentes de diferentes estilos, propostas e matizes. Vale conferir e experimentar um papo com o mais importante escritor brasileiro.

Antropóloga Lilia Schwarcz assume cadeira nº 9

No mês dedicado às mulheres a ABL recebe uma mulher que é destaque nacional. A Academia Brasileira de Letras se renova e se destaca por com
eleição. Muito sugestivo e representativo o resultado no mês em que o universo feminino está em pauta.

Sem dúvida Lilia Schwarcs é uma mulher de peso que merece indiscutivelmente ocupar o lugar deixado por seu mestre, e pai, como ela chama Alberto da Costa e Silva, intelectual de grande presença e respeito que deixou um legado importantíssimo ao Brasil.

Foram 24 votos dos 38 votantes que deram a Lilia assento à cadeira número 9 no lugar do pensamento brasileiro. Segundo a nova acadêmica, ‘é muito recente a presença feminina na ABL que só aceitou mulheres a partir de 19 76, tardiamente. Tenho colegas impressionantes que me apoiaram e representam lugares fundamentais e acho que estamos construindo histórias que é feita de lembrar e esquecer. Durante muito tempo não fomos protagonistas. Agora estamos mostrando que protagonismo é isso.

Em parte meu lugar vem do Dr. Alberto da Costa e Silva, que teve um papel fundamental na preservação da boa memória que é múltipla e plural. Eu venho engrossar o papel dos historiadores e o espaço feminino até hoje pouco representado’.

Sua colega e acadêmica Heloisa Teixeira assegura que Lilia tem posições muito claras sobre políticas públicas, é uma intelectual ativa, o que reforça a essa questão da representatividade feminina. Isso faz diferença. Não é só mais uma mulher, é uma mulher que luta, veio para nos representar, não é mulher qualquer. É muito importante ser ela, com os predicados fundamentais que tem. Outra colega, a acadêmica Rosiska Darcy afirma que Lilia é uma grande historiadora, mas, sobretudo, uma defensora das boas causas.

Ter mais uma companheira é uma vitória, afinal somos ainda muito poucas, e ser esta mulher, a Lilia, é fundamental porque representa um grande pensamento da intelectualidade brasileira. O professor e acadêmico Evanildo Bechara completa: ‘é um ato de progresso ter a entrada dela na Academia e para nós é um sucesso’.

Lilia é detentora de um curriclum prodigioso; foi professora sênior do Departamento de Antropologia da USP e da Global Scholar Atualmente, é professora visitante em Princeton, publicou mais de 30 livros, vários deles vertidos para outros idiomas, foi professora visitante nas Universidades de Oxford, Leiden, Ècole des Hautes Études, Brown, Frei Universitat e Tinker Professor na Columbia University, além de vários prêmios, entre eles o da produção científica da Humbold Foundation.

Lilia chega à instituição com a missão de dar continuidade à iconografia de Machado de Assis. Queríamos mais mulheres, porque perdemos recentemente várias de nossas confreiras e tínhamos uma dívida com a representatividade da mulher, relata Merval Pereira, Presidente da ABL.

Não há dúvida da relevância para o Brasil da entrada de Lilia Schwarcs à ABL, mormente, por tudo que significa o lugar que passa a ocupar.

Mitos da Música Brasileira

Novo ciclo de conferências sob coordenação do acadêmico e escritor Geraldo Carneiro ‘Mitos da Música Brasileira’ receberá no próximo dia 19-03, às 16h o cantor e compositor Alfredo Del-Pinho que fará aula show sobre o importante poeta da MPB Noel Rosa. A palestra acontece no Teatro Magalhães Junior com entrada franca ao público mediante inscrições no site: https/www.even3.com.br/Noel-de-medeiros-rosa.

Na sequência, dia 26-03, também às 16h, o jornalista e escritor Hugo Sukman fará uma análise da obra de João Gilberto, ícone da música popular brasileira, especialmente por sua contribuição à bossa nova no século XX, movimento que levou o Brasil a ser conhecido internacionalmente.

Matéria na íntegra: https://www.ultimahoraonline.com.br/noticia/novidades-da-abl

 

18/03/2024