A televisão aberta brasileira presta homenagens ao conceituado cineasta Cacá Diegues, que faleceu na sexta-feira (14), aos 84 anos, no Rio de Janeiro.
Nesta quarta (19), às 23h, a TV Brasil exibe uma entrevista sobre cinema e literatura concedida pelo diretor ao apresentador Raphael Montes, no programa Trilha de Letras, em 2018. O conteúdo está disponível no app TV Brasil Play e no YouTube da emissora.
Já no domingo, a emissora pública transmite o clássico filme nacional "Bye Bye Brasil", de 1979, na sessão de cinema da faixa das 23h30. Curiosamente, o estúdio da TV Brasil, na época da antiga TV Educativa do Rio de Janeiro, foi utilizado para a gravação de uma das cenas da antológica trama cinematográfica.
A obra, indicada à Palma de Ouro no Festival de Cannes, é protagonizada por Betty Faria, José Wilker e Fábio Jr., tendo produção de Luiz Carlos Barreto e Lucy Barreto. O clássico teve trilha sonora de Chico Buarque e Roberto Menescal. A comédia também está disponível no aplicativo do canal.
Imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL), eleito em 2008, Carlos José Fontes Diegues foi um dos precursores do movimento artístico Cinema Novo.
Entre as principais produções de sua lavra estão títulos como "Ganga Zumba" (1964), "Xica da Silva" (1976), "Tieta do Agreste" (1996), "Orfeu" (1999) e "Deus é Brasileiro" (2002). O último lançamento do veterano como cineasta para as telonas foi "Grande Circo Místico" (2018), inspirado no poema homônimo de Jorge Lima, que demorou 11 anos para ser concluído.
Além das produções para o cinema, Cacá Diegues publicou vários livros em sua trajetória, nem sempre relacionados ao cinema, tendo como marco inicial o título "Ideias e Imagens", de 1988. As obras mais recentes do autor são "Vida de Cinema" (2014), com mais de 600 páginas sobre o Cinema Novo, e "Todo Domingo" (2017), uma coletânea de seus textos publicados semanalmente em jornais.
Matéria na íntegra: https://www.otempo.com.br/entretenimento/2025/2/19/tv-brasil-presta-tributo-a-caca-diegues-com-exibicao-de-entrevista-e-do-filme-bye-bye-brasil
20/02/2025