Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL na mídia - O Globo - Marina Lima se emociona em show em homenagem a Antonio Cicero: 'Nosso encontro real foi através da música'

ABL na mídia - O Globo - Marina Lima se emociona em show em homenagem a Antonio Cicero: 'Nosso encontro real foi através da música'

 

A cantora Marina Lima celebrou o legado do irmão Antonio Cicero, morto em outubro, com um show no Teatro R. Magalhães Jr, da Academia Brasileira de Letras, nesta quinta-feira (12). A apresentação, que já estava marcada desde março, foi o último pedido do filósofo, poeta, letrista e imortal da ABL. Cicero, que sofria do mal de Alzheimer, se submeteu a um procedimento de morte assistida em Zurique, na Suíça.

Marina cantou alguns dos grandes sucessos que compôs com o irmão, como "Fullgás", "O meu sim", "Virgem" e "À francesa" (esta última composta por Cícero e Zolli, mas gravada pela cantora).

- Este show foi o último pedido dele, para que lembrássemos as músicas que compomos mundo à fora - disse Marina, ao subir o palco, muito emocionada. - Meu encontro com Cicero foi através da música. Até então éramos dois irmãos que vivíamos em mundo diferentes. Eu pensando em música popular e ele em filosofia e poesia.

Tudo mudou quando uma ainda adolescente Marina voltou de uma longa temporada nos Estados Unidos e decidiu musicar um poema de Cicero. Ele gostou e os dois iniciaram uma parceria. Cicero ajudou a preparar o repertório do primeiro disco da irmã, "Simples como o fogo" , de 1979, que traz as parcerias Transas de amor", "A chave do mundo", "Tão fácil" e "Maneira de ser".

- Foram inúmeros discos, mais de 190 canções - lembrou Marina. - E décadas de trabalho conjunto. Depois Cicero começou a se arriscar mais com filosofia e poesia, e eu segui em frente com a música. Mas sempre tínhamos tempo para nossos encontros. Retomávamos aquela sensação do início, onde a nossa parceria era uma travessura.

Para Marina, Cicero aprendeu rápido que "o verdadeiro letrista se entrega às exigências da melodia".

- É a melodia que conduz a canção - disse. - E isso ajudou ele a dominar muito bem esse ofício.

O show também teve momentos de recitais, com os acadêmicos Antonio Torres, Carlos Nejar, Arnaldo Niskier, Ricardo Cavaliere e Eduardo Giannetti lendo poemas e trechos de ensaios de Cicero.

Matéria na íntegra: https://oglobo.globo.com/cultura/noticia/2024/12/12/marina-lima-se-emociona-em-show-em-homenagem-a-antonio-cicero-nosso-encontro-real-foi-atraves-da-musica.ghtml

13/12/2024