Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL na mídia - Jornal Nacional - Edgard Telles Ribeiro toma posse na Academia Brasileira de Letras

ABL na mídia - Jornal Nacional - Edgard Telles Ribeiro toma posse na Academia Brasileira de Letras

 

O escritor e diplomata Edgard Telles Ribeiro tomou posse, na sexta-feira (4), na Academia Brasileira de Letras.

A posse do diplomata e romancista Edgard Telles Ribeiro seguiu as tradições da Academia. O novo imortal recebeu o colar, o diploma e a espada. Teve também o discurso de boas-vindas do escritor Ruy Castro e a presença do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.

Edgard Telles Ribeiro ocupa a cadeira de número vinte e sete, que era do poeta Antonio Cícero, que morreu em 2024. O escritor estudou cinema na Universidade da Califórnia e começou a carreira como crítico de cinema nos jornais "O Correio da Manhã" e "O Jornal".

Em seu discurso de posse, Edgard Telles Ribeiro lembrou que passou boa parte dos 48 anos de sua carreira diplomática atuando em defesa da cultura. Ele falou sobre o desafio de continuar trabalhando pela diversidade cultural, dentro da Academia de Letras, numa época dominada pela inteligência Artificial.

"Se me detenho nesse tema não é apenas para relembrar o rico passado de cooperação entre a ABL, o Itamaraty e o Ministério da Cultura. Mas para registrar como o assunto evoluiu à luz da chegada da inteligência artificial, cujos indiscutíveis benefícios em todos os campos do conhecimento também poderão trazer efeitos adversos à preservação de certos valores. E, em particular, à proteção da diversidade cultural dos povos."

Merval Pereira comentou: "Ele vai agregar muito valor à Academia nas realizações culturais. Além do mais, ele é um grande romancista. O livro dele, 'O Punho e a Renda', é um dos melhores livros escritos ultimamente e descreve com muita precisão os bastidores do Itamaraty nos tempos da ditadura militar."

Edgard Telles Ribeiro é autor de quinze livros e tem obras publicadas na Europa, Estados Unidos e Argentina.

Gilberto Gil afirmou: "Ele vem contribuindo tão grandiosamente para a vida cultural do país, através da diplomacia, mas não só, através da escritura, e tudo mais, que é muito natural que ele venha participar desse conclave aqui que significa estar na Academia."

Edgard Telles Ribeiro concluiu: "Me juntar a esse grupo de pessoas significa me juntar também a um patrimônio e a um acervo de memórias incríveis."

Matéria na íntegra: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2025/04/05/edgard-telles-ribeiro-toma-posse-na-academia-brasileira-de-letras.ghtml

09/04/2025