Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL na mídia - Folha de São Paulo - José Murilo de Carvalho, um dos maiores intelectuais brasileiros, morre aos 83 anos

ABL na mídia - Folha de São Paulo - José Murilo de Carvalho, um dos maiores intelectuais brasileiros, morre aos 83 anos

 

Morreu na madrugada deste domingo (13) o historiador e cientista político José Murilo de Carvalho. Considerado um dos maiores intelectuais do Brasil, tinha 83 anos e estava internado com Covid-19.

O velório será realizado na segunda-feira (14), a partir das 9h, na Academia Brasileira de Letras. O enterro ocorrerá às 13h no mausoléu da ABL no Cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro.

José Murilo era membro da ABL desde 2004, quando foi eleito para a cadeira número 5, aberta com a morte de Rachel de Queiroz. Era, além disso, integrante da Academia Brasileira de Ciências. Em nota, a ABCP (Associação Brasileira de Ciência Política) lamentou a morte do historiador, dizendo que as ciências sociais brasileiras perderam um dos seus grandes nomes, "notabilizado pelos seus estudos sobre o difícil processo histórico de construção da cidadania no Brasil".

Em nota, a ABCP (Associação Brasileira de Ciência Política) lamentou a morte do historiador, dizendo que as ciências sociais brasileiras perderam um dos seus grandes nomes, "notabilizado pelos seus estudos sobre o difícil processo histórico de construção da cidadania no Brasil".A

ABCP também destaca os quase 20 anos de atuação de José Murilo como professor no antigo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj), "onde teve papel fundamental na formação de pesquisadores e na modelagem da área de pesquisa do pensamento político brasileiro".

Para Marco Lucchesi, membro da ABL e presidente da Biblioteca Nacional, José Murilo foi "um dos grandes intérpretes do Brasil", capaz de renovar "a historiografia a partir da segunda metade do século 20, com livros fundamentais" que já "nasceram clássicos".

Diversos intelectuais e acadêmicos da ABL se manifestaram sobre a morte dele. Entre eles, o economista Edmar Bacha, para quem "José Murilo foi um dos maiores historiadores que o país jamais teve".

Matéria na íntegra: https://www1.folha.uol.com.br/poder/2023/08/jose-murilo-de-carvalho-historiador-e-membro-da-abl-morre-aos-84-anos.shtml

14/08/2023