Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL encerra ciclo com Luís Roberto Barroso falando sobre justiça

ABL encerra ciclo com Luís Roberto Barroso falando sobre justiça

 

“A justiça brasileira vive hoje uma epidemia de judicialização”. A fala é do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, que estará na ABL na próxima terça-feira, 30 de julho, às 16h, para falar sobre justiça, com coordenação do presidente da ABL Merval Pereira e do Acadêmico e escritor Godofredo de Oliveira Neto. A entrada é franca e as inscrições podem ser feitas pelo link: https://www.even3.com.br/a-justica-465046/

De acordo com o ministro, nenhum país no mundo tem um índice de judicialização tão alto quanto no Brasil. Barroso afirma que são mais de 80 milhões de processos em todas as áreas. "É um fenômeno que nós [do Supremo estamos buscando entender as causas pelas quais esses índices de judicialização no Brasil fogem do padrão global”, afirmou.

A conferência encerra o ciclo “Pensar”, que aborda temas como saúde, política, inteligência artificial e justiça.

- Com o ciclo "Pensar", a ABL convocou expoentes em diversas áreas para reflexões sobre temas de grande atualidade. O ciclo busca mostrar como se modificam no tempo as representações coletivas e como acontecimentos históricos alteram comportamentos individuais - ressaltou o coordenador do ciclo Godofredo de Oliveira Neto.

Sobre o conferencista:

Luís Roberto Barroso é jurista, professor e magistrado brasileiro, ministro do Supremo Tribunal Federal, presidente do Supremo Tribunal Federal do Brasil e ex-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é formado em direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), mestre pela Universidade Yale e doutor pela UERJ, tendo realizado estudos de pós-doutorado na Harvard Law School.

É professor titular de direito constitucional e livre docente na UERJ. Leciona também na Universidade de Brasília e no programa de pós-graduação em Direito do Centro Universitário de Brasília.

Tornou-se conhecido por seu trabalho acadêmico voltado ao direito público, bem como por sua atuação como advogado em casos de grande repercussão perante o Supremo Tribunal Federal, tais como a defesa da pesquisa com células tronco embrionárias, da união entre pessoas do mesmo sexo e da proibição do nepotismo. Além de ter exercido a advocacia privada a partir de 1981, foi também procurador do Estado do Rio de Janeiro desde 1985 até sua indicação para o cargo de ministro do STF pela presidente Dilma Rousseff em 2013.

INSCRIÇÕES:

30 de julho - “A justiça” - Luís Roberto Barroso - https://www.even3.com.br/a-justica-465046/

23/07/2024