A ABL está, praticamente, com fôlego de adolescente: evento sobre evento. Na última semana, foi o lançamento de “Fundamentos da história e filosofia da educação” (editora Vozes), do imortal Arnaldo Niskier, personagem destacado dentro ou fora da academia.
O livro questiona a tradição educacional ocidental, voltada para as pontuações nas provas, e não na qualidade do ensino, um modelo, segundo o prefácio da jornalista Manoela Ferrari, “em desarmonia tanto com as mudanças de comportamento social quanto com os avanços tecnológicos. Isso ficou evidente com a pandemia, que provocou uma mudança abrupta no modelo de ensino, com a introdução do hibridismo”.
O intelectual Niskier tem grande experiência no assunto, como professor na UERJ – Doutor em Educação e professor titular de História e Filosofia da Educação, já tendo passado pelas áreas de Matemática e Administração Escolar e Educação Comparada. No entanto, ele não tem as respostas definitivas nem a pretensão de saber como será a melhor prática ou metodologia no modelo híbrido que veio para ficar.
O acadêmico também mostra como a Filosofia pode contribuir para a compreensão da Educação, unificando as diversas descobertas da Ciência. Bechara é autor de mais de 100 livros, especialmente sobre Educação, e preside o CIEE/RJ e o Instituto Antares de Cultura.
Matéria na íntegra: https://lulacerda.ig.com.br/a-abl-esta-praticamente-com-folego-de-adolescente-evento-sobre-evento-como-o-lancamento-do-novo-livro-de-arnaldo-niskier-veja-fotos/
25/04/2024