Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL discute "Favelização" na inauguração do "Brasil, brasis"

ABL discute "Favelização" na inauguração do "Brasil, brasis"

 

A Academia Brasileira de Letras estréia hoje o Seminário Brasil, brasis deste ano com um tema polêmico. O Salão Nobre do Petit Trianon abre suas portas para o debate "A favelização, fenômeno das grandes cidades".

Os acadêmicos Helio Jaguaribe e Eduardo Portella, o urbanista Jorge Wilheim, a socióloga Aspásia Camargo e o escritor Paulo Lins, autor de “Cidade de Deus” - livro que inspirou o filme homônimo dirigido por Fernando Meirelles - discutem pontos significativos como as precariedades de quem não tem endereço urbano, o drama da favela, a ausência do Estado, a vulnerabilidade dos jovens perante a violência e o tráfico decorrente.

Acompanhe o Seminário ao vivo

 

Conheça os palestrantes

Jorge Wilheim

Participou do estudo sobre planejamento do Vale do Paraíba e projetou o Parque do Banhado, em São José dos Campos. Além de ser o autor da renovação do Pátio do Colégio, sítio da fundação de São Paulo, venceu o concurso nacional para a reurbanização do Vale do Anhangabaú, em São Paulo (1981) e se classificou no concurso “Idéias para a Revitalização do Centro de São Paulo” (1997). Foi o representante brasileiro na Comissão de Urbanismo da União Internacional dos Arquitetos, órgão assessor da UNESCO.

Aspásia Camargo

Socióloga, professora e historiadora, Aspásia Camargo fez doutorado na Universidade de Paris com Alain Touraine - a maior autoridade mundial em movimentos sociais. Em 1974, ingressou a Fundação Getúlio Vargas onde criou o Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC) e o Centro Internacional de Desenvolvimento Sustentável (CIDS). Em 1989, foi Secretária de Cultura do Estado do Rio de Janeiro. Em 1993, assumiu a presidência do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA), cérebro do Ministério do Planejamento. Como vice-ministra do Meio Ambiente organizou a Rio + 5 e criou a Agenda 21 brasileira. Ex-assessora especial da Presidência da República, Aspásia entrou para o Partido Verde em 2001 e, em 2004, foi eleita vereadora do Rio de Janeiro.

Paulo Lins

Escritor e professor, nasceu no Rio de Janeiro em 1958. Graduado em Letras, Lins escreveu em 1986 o livro "Sobre o Sol". A fama chegou em 1997 com a obra “Cidade de Deus” - inspirada na favela carioca onde o autor cresceu. Leciona na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

29/03/2007 - Atualizada em 28/03/2007