Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Artigos

Artigos

  • Minha tia Henriqueta

    Portal da ABL, em 16/12/2020

    É uma felicidade poder homenagear minha tia poeta Henriqueta Lisboa por ocasião da publicação de sua Obra Completa, pela editora Peirópolis, com organização de Reinaldo Marques e Wander Melo Miranda. 

  • Relatos de um mestrando em Yale, 1964-65

    Portal da ABL, em 06/06/2020

    Terminei em dezembro de 1963 a graduação em economia na Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG. No primeiro semestre de 1964, frequentei o Curso de Aperfeiçoamento de Economistas (CAE), antecessor da atual Escola de Pós-Graduação em Economia da Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro. 

  • Furtado em Yale: Relatos de um jovem admirador

    Portal da ABL, em 03/06/2020

    Fiz graduação em economia na Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, de 1960 a 1963. Lembro-me vivavemente de Francisco Iglésias, professor de história econômica, nos indicando a leitura do recém-publicado Formação Econômica do Brasil, de Celso Furtado.

  • Os Lisboa: fragmentos de memória

    Portal da ABL, em 28/06/2017

    Aceitei prontamente o gentil convite do Acadêmico Rogério Faria Tavares para falar nesta Academia sobre meus tios Henriqueta, Alaíde, José Carlos e Lourenço. Sabia não caber a um economista como eu discorrer neste recinto sobre a obra literária de meus tios.

  • História recente

    O Globo, em 09/04/2017

    As diversas variantes da história recente da política brasileira encontraram-se na noite de sexta-feira na posse do economista Edmar Bacha na Academia Brasileira de Letras. Recebido pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, responsável pelo que Bacha considera o ponto culminante de sua vida pública, a participação no Plano Real, teve a presença de outro ex-presidente, José Sarney, com quem colaborou na elaboração do Plano Cruzado e na presidência do IBGE.