Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Artigos > O banho como terapia

O banho como terapia

 

O banho como terapia


Na semana passada, estive na bela cidade de Poços de Caldas (MG). O objetivo de minha viagem era dar uma palestra na feira do livro que lá se realizava, mas aproveitei a oportunidade para visitar o lugar que está ligado ao nome da cidade e que a esta deu fama: as Thermas (assim mesmo, com th) Antônio Carlos, este um famoso governador de Minas.


É um imponente edifício, no estilo dos anos 30, e recebe pessoas que lá vão em busca de tratamento com águas termais, a crenoterapia (krenos, em grego, significa fonte ou manancial). Essas águas, que provêm do interior da Terra, e daí a sua temperatura elevada, são sulfurosas, isto é, contêm enxofre. Os dois aspectos são considerados terapêuticos, o que coloca Poços de Caldas na lista de lugares famosos pelos banhos termais.


-


Trata-se de uma muito antiga prática. As pessoas vão a estes lugares, tomam banhos de imersão, bebem a água, inalam os vapores e também, no caso da Therma Antônio Carlos, fazem massagens e exercícios diversos.


E funciona? Sobre isto, as opiniões médicas divergem. Alguns dirão que sim, que a crenoterapia pode curar ou melhorar doenças, sobretudo músculo-esqueléticas. Os profissionais mais céticos têm dúvidas; um estudo de revisão publicado no International Journal of Clinical Practice, em 2009, não encontrou evidências conclusivas de benefício na crenoterapia. De qualquer forma, é preciso destacar que há dois aspectos aí capazes de influir ao menos sobre o estado de espírito das pessoas. Um deles é o lado simbólico. Água é vida, e no caso de água que vem das entranhas da Terra (da Mãe Terra), água quente, representa ainda mais intensamente a vida: é, para o adulto, o equivalente ao líquido amniótico para o bebê.


De outra parte, ao viajar para a estação termal, a pessoa deixa para trás o trabalho, as preocupações, e vai para um lugar cuidar de si. Poderá relaxar na banheira, será massageada, terá o conforto de um hotel e alimentação abundante. Do ponto de vista psicológico, é um grande amparo, que certamente dá uma sensação de bem-estar e explica as numerosas estações termais em funcionamento no Brasil e em outros países.


-


Controvérsias à parte, o fato é que muitas pessoas continuam frequentando as termas. No caso de Poços de Caldas, fazem isso numa simpática cidade situada em meio a uma paisagem deslumbrante. É um prazer, portanto, e prazer frequentemente faz bem à saúde. Mesmo misturado com enxofre.


Zero Hora (RS), 8/5/2010