Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Acadêmicos > Geraldo Carneiro > Geraldo Carneiro

Bibliografia

  1. Escreve letras para canções de Eduardo Souto Neto, seu colega de colégio.

  2. Participa da banda O Poder Assolador da Lapa, juntamente com Danilo Caymmi, Piry Reis e Paulo Jobim. O grupo grava um LP, como se chamavam os CDs da época.

  3. Suas canções são gravadas por diversos intérpretes. Publica seu primeiro poema, no jornal O Estado de Minas.

  4. Começa a compor com Egberto Gismonti. A primeira canção da dupla, Água &Vinho, dá origem a uma parceria de mais de cinquenta canções. Entra para o curso de Filosofia da UFRJ.

  5. Conhece Olivia e Francis Hime, com quem faria, anos mais tarde, dezenas de canções. Entra para o curso de Letras, na PUC do Rio. Torna-se produtor e autor da maior parte das letras do álbum Água & Vinho, de Egberto Gismonti, de quem também produziria os dois LPs seguintes.

 Com Gismonti, escreve letras para as peças Encontro no Bar, de Bráulio Pedroso, e Seria Cômico, se não fosse sério, com Fernanda Montenegro e Fernando Torres. Participa da Expoesia, na PUC, organizada por Affonso Romano de Sant’Anna.

  1. Inicia parceria com o compositor argentino Astor Piazzolla, com quem viria a escrever quinze canções.

1974. Nei Matogrosso grava sua primeira canção em parceria com Piazzolla: “As Ilhas.”

Lança seu primeiro livro de poesia, Na Busca do Sete-Estrelo, pela Mapa Editora, na Coleção Frenesi, da qual faziam parte os poetas Cacaso, João Carlos Pádua, Francisco Alvim e Roberto Shwarz.

1975. Passa quatro meses em Roma, a convite de Piazzolla, escrevendo um musical. Vinicius de Moraes e Toquinho gravam a canção Choro de Nada, parceria sua com Eduardo Souto Neto.

1976. Produz e escreve a maior parte das letras do disco Durante o Verão, da banda A Barca do Sol. Entre os integrantes do grupo, o compositor Nando Carneiro, seu irmão, com quem comporia dezenas de canções. Escreve, com Egberto Gismonti, canções para o espetáculo Festa de Sábado, texto

de Bráulio Pedroso. Participa da antologia “26 Poetas Hoje”, organizada por Heloisa Buarque de Holanda.

1978. Começa a compor com John Neschling. A primeira canção da dupla chama-se “Rita Baiana” e é gravada por Zezé Motta, para o filme “O Cortiço.”. Em parceria com Bráulio Pedroso, escreve o musical Lola Moreno, inspirado na Era de Ouro do Rádio. Colabora em revistas e jornais como Veja, Isto é, Manchete, Status e Playboy.  Tom Jobim e Miúcha gravam também o “Choro de Nada.”

1979. Escreve com John Neschling as canções do musical “Lola Moreno”, encenado no Teatro Ginástico, com Nei Latorraca,Lucélia Santos e Grande Otelo nos papéis principais, direção de Antonio Pedro. Produz LP de estréia da cantora Olívia Byington, para o qual escreve oito letras. Dá aulas de criação literária na Faculdade de Letras do C.U.P., a convite de Luiz Costa Lima, durante dois anos. 1980 Publica Verão Vagabundo, seu segundo livro de poesia, pela Editora Achiamê. Dá aulas sobre poesia na Oficina Literária Afrânio Coutinho.

1981. Traduz a peça A Tempestade, de W. Shakespeare, encenada durante os dois anos seguintes, no Parque Lage, direção de Paulo Reis. Apenas Bons Amigos, encenado no Teatro de Arena, com direção de Antonio Pedro. Escreve o espetáculo “Folias do Coração”, com direção de Claudio Torres Gonzaga.

1984. Publica “Vinicius de Moraes: A Fala da Paixão”, ensaio biográfico sobre o poeta, pela Editora Brasiliense.

1985. Traduz e adapta a peça As You Like It, de Shakespeare,encenada com direção de Aderbal Freire Filho. Com Bráulio Pedroso, escreve a minissérie “Tudo em Cima” e cria a série “Tamanho Família”, ambas exibidas pela TV Manchete. Escreve a peça “A Bandeira dos Cinco Mil Réis”, encenada no ano seguinte, com direção de Aderbal Freire Filho. Escreve o documentário “Sônia, Morta e Viva”, Tucano de Ouro no FestRio. Escreve, com Millôr Fernandes, o roteiro do filme “O Judeu”, direção Jom Tob Azulay, futuro vencedor do Festival de Cinema de Brasília. Adapta, com Antonio Pedro, a peça Pluft, o Fantasminha, de Maria Clara Machado, para musical, encenada no Teatro João Caetano. A convite de Wagner Tiso, escreve o poema Manu Çaruê, que daria origem a CD e espetáculo homônimo, com direção de Walter Lima Jr.

1988. Lança o livro “Piquenique em Xanadu”, Ed. Arte & Expressão, pelo qual recebe o Prêmio Lei Sarney de melhor livro de poesia do ano e o troféu Ana Cristina César. Escreve os poemas da cantata “Carnavais”, com música de Francis Hime, encomendada para a abertura do Festival de Inverno de Campos do Jordão. Escreve, com Márcia de Almeida, o roteiro do filme “Eternamente Pagu”, direção Norma Bengell. Considerado melhor filme pelo júri popular no Festival de Gramado.

1989. Adapta “Lulu”, de Frank Wedekind, com direção de Naum Alves De Souza.  Escreve poemas e textos para o especial Homem 90, da TV Globo, com a participação de Tom Jobim, Chico Buarque e outros artistas. O programa recebe diversos prêmios. 1990 Escreve diversos especiais para TV, entre os quais uma História da MPB para a TV espanhola, com direção de Roberto Talma. Publica “A Bandeira dos Cinco Mil Réis”, em edição patrocinada pela Shell do Brasil. Escreve “Imaginária”, texto teatral encenado pelo diretor Marcio Viana.

1991. Publica a tradução de “A Tempestade”, editora Relume-Dumará. Em parceria com Walter Negrão, escreve a minissérie O Sorriso do Lagarto, baseada no livro homônimo de João Ubaldo Ribeiro, que se tornaria seu grande amigo e parceiro.

1992. Escreve, para a TV Globo, os dois primeiros episódios do programa “Você Decide”, do qual se torna supervisor de texto. Representa o Brasil no Festival Internacional de Poesia da Universidade de Roma.

1993. Escreve o primeiro texto da série Terça Nobre, da TV Globo, para a qual adaptaria clássicos da literatura brasileira. Publica o livro de poemas “Pandemônio”, pela Arte Editora. Convidado para dar um curso sobre Dramaturgia na PUC do Rio. Representa o Brasil no Festival de Vídeo Arte nna cidade italiana de Asisi. Editora Relume-Dumará/Prefeitura.

 1997. Publica “Sonhos da Insônia”, Editora Impressões do Brasil, em parceria com Carlito Azevedo, incluindo cinco traduções de sonetos de Shakespeare.

1999. Por encomenda do diretor Mauro Mendonça Filho, escreve adaptação de A Megera Domada, de W. Shakespeare, a partir da tradução de seu amigo Millôr Fernandes, que participa da recriação do texto. Objetiva. Estréia, no Teatro Municipal, a “Sinfonia do Rio de Janeiro de São Sebastião”, música de Francis Hime e letras de GC e Paulo César Pinheiro.

2002. Lança em Madri e Barcelona a tradução de seu livro sobre Vinicius de Moraes, numa série de shows dos quais participa, ao lado de Olívia Byington e Wagner Tiso.  Lança o CD “Por Mares Nunca Dantes”, editado pela Biscoito Fino. Lança o livro “Lira dos Cinqüent’anos”, Relume-Dumará. Lança “Volúpias Abomináveis”, de Caroline Gebara, sua heterônima, Editora 7 Letras. Seu poema “Por Mares Nunca dantes” é encenado a bordo de uma escuna, na Marina da Glória, com direção de Moacir Chaves, com Tonico Pereira no papel de Luiz Vaz de Camões. Traduz “Trabalhos de Amor Perdidos”, de William Shakespeare. Inicia colaboração no programa Comentário Geral, da TV Educativa, onde manterá coluna sobre poesia nos sete anos seguintes. Padilha e Paul Heritage, para leituras encenadas na periferia e nas favelas do Rio. Escreve episódios para o programa Carga Pesada, da TV Globo. Participa do Projeto Arca das Letras, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, que implanta bibliotecas em comunidades rurais e remanescentes de quilombos. Inaugura na Mangueira, no Centro Cultural Cartola, a oficina de poesia “Escola das Rosas que Falam”, que manterá durante três anos. Comemora 30 anos de poesia publicada, a convite da diretora Karen Acioly, no Teatro do Jockey, cercado de parceiros, amigos e heróis da vida inteira. Sua tradução de “Antonio e Cleópatra” é encenada no Teatro Ginástico, com direção de Paulo José. Inicia coluna semanal sobre arte no Canal Brasil. Escreve especial sobre Antonio Carlos Jobim, com direção de Luiz Gleiser, para a TV Globo. Lança, com patrocínio do SESC, o CD “Gozos da Alma”, em que diversos intérpretes cantam suas canções.

Escreve, em parceria com João Ubaldo Ribeiro, os primeiros episódios da série Faça Sua História, para a TV Globo, com direção de Roberto Talma. A série seria exibida também durante todo o ano seguinte. Faz uma série de palestras sobre sua poesia em universidades americanas, entre as quais Columbia e NYU.

2008. O cineasta Eryk Rocha lança o filme “Miragem em Abismo”, sobre sua poesia. Escreve o texto de uma Foto-biografia do poeta Ferreira Gullar, Editora Folha Seca.

2009 Lança seu primeiro livro infantil, “Como um cometa”, pela Editora Lazúli. Traduz a maior parte dos versos de “Romeu e Julieta”, encenados no espetáculo “R & J de Shakespeare: Juventude interrompida”, direção de João Fonseca Publica seus “Poemas Reunidos”, coedição da Biblioteca Nacional e Editora Nova Fronteira, lançado na Casa de Fernando Pessoa, Lisboa. Escreve os textos narrativos para a série de TV “As Cariocas”, direção de Daniel Filho. Escreve os textos narrativos para a série “As Brasileiras”, dirigida por Daniel Filho. Escreve para Juca de Oliveira uma adaptação para solo de “O Rei Lear”, de Shakespeare, com direção de Elias Andreatto. Dezessete de seus poemas, traduzidos para o inglês por Charles Perrone, são publicados pela “Machado de Assis Magazine”, da Biblioteca Nacional.

2015 Escreve a ópera performática Na Boca do Cão, com a soprano Gabriela Geluda e direção de Bruce Gomlevski. Escreve tradução de "Uma Ilíada", inspirada em Homero, com direção de Bruce Gomlevski.

A Editora Nova Fronteira publica a antologia "Subúrbios da Galáxia", com seus poemas escolhidos e organizados por Ana Paula Pedro.

2016 É eleito para a Academia Brasileira de Letras.

2017 Escreve a série de TV "Nelson por ele mesmo", em parceria com Fernanda Montenegro, com direção de João Jardim e Rafael Dragaud.

2018 Escreve a ópera de câmara Migrações, encenada no ano seguinte com direção de Duda Maia.

2019 Escreve"Iago", uma adaptação do "Otelo", de William Shakespeare, com Marcio Nascimento.

2019 Publica uma nova tradução do "Hamlet", pela Maneira Editores.

2020 Recebe o Grande Prêmio Rio de Janeiro, da Academia Carioca de Letras, pelo conjunto de sua obra.