Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Publicações > Série Biobibliografia dos Patronos, Vol. 9, Gregório de Matos Guerra e Hipólito José da Costa

Série Biobibliografia dos Patronos, Vol. 9, Gregório de Matos Guerra e Hipólito José da Costa (2006. 437 pp.)

Israel de Souza Lima

Essa publicação faz parte da coleção Coleção Afrânio Peixoto

A Academia Brasileira de Letras, por iniciativa de Afrânio Peixoto, em 1923, é pioneira na publicação da obra de Gregório de Matos (1636-1696). Nas últimas décadas vários especialistas têm se dedicado a estabelecer a sua edição crítica, mas perdura a 'confusão gregoriana' face à magnitude de uma obra, grande parte da qual já publicada e outra parte contida em códices manuscritos dos séculos XVII e XVIII.

A edição da bibliografia de "toda a obra poética de GM, ou a ele atribuída", nesta série da Coleção Afrânio Peixoto, contribuirá, certamente, para orientar os estudiosos desse autor capital para a formação e evolução cultural do Brasil, no seu 370º aniversário de nascimento.

Hipólito José da Costa (1774-1823), patriarca dos jornalistas brasileiros, desempenhou ativíssimo papel em defesa da presença da família real no Rio de Janeiro como caminho para a independência do Brasil, valendo-se notadamente do seu período consagrado aos interesses brasileiros e à causa das idéias livres e institucionais.

Na sua bibliografia estão arroladas as várias edições das suas obras, entre as quais a Narrativa da Perseguição e o Diário da Minha Viagem para Filadélfia, além do Correio Braziliense, ou Armazém Literário, editado em Londres de junho de 1808 a dezembro de 1822, totalizando 175 fascículos mensais, depois reunidos em 29 volumes, compondo ao todo uma coleção de 21.252 págs., que atualmente constituem relíquia bibliográfica.

 

Ficha da Obra

Autores: 
Israel de Souza Lima
Ano: 
2006
Páginas: 
437