Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Publicações > Peregrino Júnior

Peregrino Júnior (2009. 64 pp.)

Arnaldo Niskier

Essa publicação faz parte da coleção Série Essencial

 

João Peregrino Júnior da Rocha Fagundes nasceu em Natal (RN), em 12 de março de 1898, filho de João Peregrino da Rocha Fagundes, professor de Línguas e Matemática, e de Cornélia Seabra de Melo.

Fez o curso primário no Colégio Diocesano Santo Antônio e no Grupo Escolar Augusto Severo, os estudos secundários no Ateneu Rio-Grandense, cursando ao mesmo tempo a Escola Normal. Ainda estudante exerceu grande atividade jornalística. Ele próprio lançou A Onda, jornal em que escreveu um artigo contra o diretor da Escola Normal e professor do Ateneu, que provocou enorme celeuma e lhe custou a saída do colégio. Ainda em Natal, funda mais dois jornais: A Gazeta de Notícias e O Espectador.

Proibido de estudar na cidade, mudou-se em 1914 para Belém, onde terminou o curso secundário no Ginásio Paes de Carvalho. Em A Folha da Tarde ocupa, gradativamente, as funções de suplente de revisor, repórter de polícia e redator. Trabalha ainda em A Tarde e A Rua, além de secretariar A Semana. Funda e dirige A Guajarina, antes de iniciar os estudos de Medicina. Aprimora sua formação literária, mergulhado nos preceitos filosóficos e nas leituras de Nietzsche e Bergson, mas logo se concentra nos clássicos portugueses, nos românticos Herculano, Garrett e Castilho. [...] Arnaldo Niskier

Ficha da Obra

Autores: 
Arnaldo Niskier
Ano: 
2009
Páginas: 
64