Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Publicações > O Brasil e o Ensaio Hispano-Americano

O Brasil e o Ensaio Hispano-Americano (2010. 190 pp.)

Vamireh Chacon

Essa publicação faz parte da coleção Coleção Austregésilo de Athayde

 

O ensaio é um gênero literário desdeMontaigne. No Brasil o ensaísmo literário une-se ao filosófico em Tobias Barreto, patrono de uma das Cadeiras da Academia Brasileira de Letras, e ao sociológico em Silvio Romero, um dos seus fundadores.

Vamireh Chacon, mesmo com formação universitária de doutoramento no Brasil e na Alemanha e pós-doutoramento nos Estados Unidos, permaneceu fiel às origens ibéricas, em meio às influencias germânicas da Escola do Recife na Faculdade de Direito de Pernambuco, e americanas de Gilberto Freyre em Apipucos. Foi Ortega y Gasset quem começou a revelar o pensamento hispânico e o alemão à geração de Eduardo Portella, Nelson Saldanha e Vamireh Chacon, e para a anterior, a de Hélio Jaguaribe e Cândido Mendes, no Nordeste e outras partes do Brasil.

A fidelidade de Vamireh Chacon à iberidade continuou presente no seu itinerário intelectual, como se vê em vários dos seus artigos e ensaios resultantes de suas pesquisas principalmente em Caracas e Bogotá, entre os quais os que escreveu sobre o poeta Natividade Saldanha e o General Abreu e Lima, pernambucanos refugiados na Venezuela e na Colômbia, companheiros de Simón Bolívar em suas campanhas de independência dos países hispano-americanos. [...] [Apresentação de de Marcos Vinicios Vilaça]

center

Ficha da Obra

Autores: 
Vamireh Chacon
ISBN: 
978-85-7440-253-6
Ano: 
2010
Páginas: 
190
Leia a obra completa: