Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Publicações > João do Rio

João do Rio (2009. 64 pp.)

Lêdo Ivo

Essa publicação faz parte da coleção Série Essencial

 

João do Rio morreu dentro de um táxi. Naquele ano de 1921, os automóveis que tartarugavam na então capital da República, e substituíam os tílburis, eram o símbolo da velocidade. A Avenida Central, aberta pelo Prefeito Pereira Passos, e em 1912 tornada Avenida Rio Branco com a morte do barão, constituía a referência incontestável do nosso progresso e civilização. Tempo de transformações.

O Rio deixara de ser o centro de um Império, para ser a capital de uma República. Uma nova sociedade especuladora, mercantilista e arrivista, surgia dos destroços de uma vitoriana sociedade tropical, fundada na impiedade e crueza da escravidão e do domínio dos grandes proprietários de terra. Uma aristocracia econômica e política sustentava o cetro imperial e os privilégios e injustiças inerentes a uma Nação separada pela riqueza da minoria dominante e a pobreza que ia até a miséria extrema dos dominados.

“O Rio civiliza-se”, proclamava o cronista social Figueiredo Pimentel. A cidade importava quase tudo, da manteiga às volúpias trazidas pelas cocotes francesas que tão graciosamente ornamentavam as maisons closes, os cabarés e as lojas de moda da Rua do Ouvidor. [...] Lêdo Ivo

 

Ficha da Obra

Autores: 
Lêdo Ivo
Ano: 
2009
Páginas: 
64