Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Vladimir Safatle, João Carlos Salles e Luiz Alberto Oliveira são os palestrantes do ciclo Mutações

Vladimir Safatle, João Carlos Salles e Luiz Alberto Oliveira são os palestrantes do ciclo Mutações

 

A edição de 2012 do ciclo de conferências Mutações, intitulado “O futuro não é mais o que era”, continou na Academia Brasileira de Letras, em outubro, nos dias 08 (segunda-feira), 09 (terça-feira) e 10 (quarta-feira), sempre às 19 horas, no Teatro R. Magalhães Jr., sede da ABL, na Avenida Presidente Wilson, 203, Castelo.

Os palestrantes convidados foram o professor da de Filosofia da USP Vladimir Safatle, o doutor em filosofia pela Unicamp e professor de filosofia da UFBA  João Carlos Salles  e o físico, doutor em cosmologia e pesquisador do Instituto de Cosmologia, Relatividade e Astrofísica do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas  Luiz Alberto Oliveira. Os três abordaram os temas “Fantasia e acontecimento: sobre uma forma de recuperação da filosofia da história”, “Filosofia sem destino” e “O tempo em fluxo”, respectivamente e obedecendo à ordem dos dias da semana. A curadoria é do filósofo e professor Adauto Novaes, e o patrocínio,  do Ministério da Cultura e da Petrobras. Estas serão as três últimas conferências do ciclo, na ABL. Os interessados poderão fazer consultas também no blog  www.ofuturonaoemaisoqueera.com.br.
 
A presente edição do ciclo propõe uma investigação sobre a percepção do tempo na contemporaneidade a partir de inspirações filosóficas de pensadores clássicos como Paul Valéry, Merleau-Ponty, Sören Kierkegaard e Nietzsche. As conferências debaterão a ideia do tempo acelerado na modernidade líquida, onde o presente é substituído pelo imediato – mais precisamente pela imediatez das coisas, pelo provisório, e pelo fim das grandes narrativas. Com tal discussão, constrói-se assim um alinhavo com os ciclos anteriores, nos quais os temas versaram sobre: As Novas Configurações do Mundo (2007); A Condição Humana (2008); A Experiência do Pensamento (2009); A Invenção das crenças (2010); e Elogio à Preguiça (2011).

11/10/2012

04/10/2012 - Atualizada em 03/10/2012