Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Vencedora do Prêmio Jabuti Eliana Alves Cruz fala na ABL sobre Carolina Maria de Jesus

Vencedora do Prêmio Jabuti Eliana Alves Cruz fala na ABL sobre Carolina Maria de Jesus

 

A ABL recebe a vencedora do Prêmio Jabuti 2022 Eliana Alves Cruz para uma palestra sobre o legado de Carolina Maria de Jesus, na próxima terça-feira, 10 de setembro, às 16h, com entrada franca. A conferência integra o ciclo “O que eu sei dela”, com coordenação da Acadêmica e escritora Rosiska Darcy de Oliveira. As inscrições podem ser feitas pelo link: https://www.even3.com.br/carolina-maria-de-jesus-469764/

Segundo Eliana, a proposta da conferência é abordar a busca incessante de Carolina Maria de Jesus por conhecimento e, sobretudo, o caminho improvável percorrido por ela, tendo a fome pela educação como motivação maior que a fome do corpo físico. A escritora também discorrerá sobre a procura obstinada de Carolina pelo saber como chave para saída da precariedade, formou a menina leitora e, posteriormente, a escritora que se tornou um ícone para literatura nacional.

- Será um encontro para pensar como sua sede insaciável por decifrar os enigmas das palavras, combiná-las em frases novas e usá-las em histórias que seriam só dela para o mundo, suplantou o provável destino de subalternidade e apagamento e deu ao país uma artista completa.

O Ciclo

Em quatro conferências, o ciclo irá se concentrar na trajetória de mulheres que ficaram marcadas seja por sua transgressão, por sua influência na literatura, ou pela denúncia social. No dia 17 de setembro, a professora Lucia Bettencourt dará sequência ao ciclo e irá abordar a trajetória de Anita Malfatti, precursora do movimento modernista brasileiro. Encerrando o ciclo, no dia 24, a escritora e antropóloga Lilia Schwarcz discorrerá sobre Amália Augusta.

Sobre Eliana Alves Cruz

Eliana Alves Cruz é carioca, escritora, roteirista e jornalista pós-graduada em comunicação empresarial. Foi a ganhadora do Prêmio Jabuti 2022 na categoria Contos, pelo livro “A vestida”. Seu romance de estreia, “Água de barrela”, ganhou o Prêmio Oliveira Silveira de 2015, da Fundação Cultural Palmares/Ministério da Cultura, e foi menção honrosa do Prêmio Thomas Skidmore 2018, do Arquivo Nacional e da universidade americana Brown University. Atualmente é apresentadora do Programa Trilha de Letras, da TV Brasil.

Sobre Carolina Maria de Jesus

Mulher, negra, semianalfabeta e catadora de papelão, Carolina Maria de Jesus foi uma das escritoras mais lidas do Brasil. Lançado em 1960, seu primeiro livro, "Quarto de Despejo", é uma das obras mais marcantes da literatura brasileira, e vendeu cerca de 3 milhões de livros, em 16 idiomas. Multiartista, ela também era cantora, escritora de contos, crônicas, letras de música, peças de teatro e artista têxtil. Chegou a passar fome e morar na rua. Dessa experiência e de uma profunda capacidade de observação, ela tirou a inspiração para escrever a sua principal obra: "Quarto de Despejo".

INSCRIÇÕES:

10 de setembro - Eliana Alves Cruz fala sobre Carolina Maria de Jesus - https://www.even3.com.br/carolina-maria-de-jesus-469764/

17 de setembro - Lucia Bettencourt fala sobre Anita Malfatti - https://www.even3.com.br/anita-malfatti-469769/

24 de setembro - Lilia Schwarcz fala sobre Amália Augusta https://www.even3.com.br/amalia-augusta-487017/

04/09/2024