Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Série “MPB na ABL” apresenta o espetáculo “Vinicius em Cy: o poeta do Rio e da Bossa Nova celebrando os 450 anos da cidade”

Série “MPB na ABL” apresenta o espetáculo “Vinicius em Cy: o poeta do Rio e da Bossa Nova celebrando os 450 anos da cidade”

 

A série “MPB na ABL” de julho de 2015 apresentou o espetáculo Vinicius em Cy: O poeta do Rio e da Bossa Nova celebrando os 450 anos da cidade, com o Quarteto em Cy e a participação especial da poeta e declamadora Lucia Regina de Lucena e do jornalista, musicólogo e historiador Ricardo Cravo Albin. O evento aconteceu no dia 8, quarta-feira, às 12h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., 280 lugares, Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro. Entrada franca.

O programa foi composto pelas seguintes músicas: Carta ao Tom 74 (Toquinho/Vinicius); Eu sei que vou te amar (Tom/Vinicius); Se todos fossem iguais a você (Tom/Vinicius); Berimbau (Baden Powell/Vinicius); Canto de Ossanha (Baden/Vinicius); Pela luz dos olhos teus (Vinicius); O dia da criação (Vinicius); Tarde em Itapuã (Toquinho/Vinicius); Samba da benção (Baden;Vinicius).

De acordo com Ricardo Cravo Albin, apresentador do espetáculo, o show celebrou o poeta Vinicius de Moraes, um dos fundadores da Bossa Nova, no começo da segunda metade do século passado. “O movimento se tornou, na época, a renovação da canção popular no Brasil e internacionalizou a MPB, sobretudo a partir do sucesso mundial do filme “Orfeu Negro”, baseado na peça teatral “Orfeu da Conceição”, com música de Tom Jobim e letra do poeta”.

Ainda segundo o apresentador, Vinicius foi quem lançou, nos anos 60, o Quarteto em Cy, considerado um dos mais importantes conjuntos vocais da história da música brasileira por muitas décadas. “Alguns dos poemas imortais do poetinha, como se autodominava, foram declamados pela poeta Lucia Regina de Lucena, ao longo das músicas cantadas pelo quarteto, entre elas o “Samba da benção” e “Berimbau”.

 

 

02/07/2015

Notícias relacionadas