Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Seminário "Brasil, brasis”

Seminário "Brasil, brasis”

 

A Academia Brasileira de Letras encerra, no dia 11 de dezembro, quinta-feira, o seu Seminário "Brasil, brasis “/2008 . Essa última versão do ano, cujo título é “Alcance e significado da Declaração Universal dos Direitos Humanos”, terá como debatedores Flávia Piovesan, Francisco Whitaker, Giancarlo Summa, Hughes Goisbault e Patrus Ananias. O coordenador e expositor será o Acadêmico Celso Lafer.

O Seminário se realiza no Teatro R. Magalhães Jr., a partir das 17h30min. A entrada é franca e serão fornecidos certificados de freqüência aos interessados.

O Presidente da ABL, Cícero Sandroni, é o Coordenador Geral do Seminário “Brasil, brasis”.

O Portal da ABL transmitirá ao vivo o evento.

Saiba Mais

O Acadêmico Austregésilo de Athayde, falecido em 1993 e que presidiu a ABL por 34 anos, será objeto de homenagens especiais dos participantes do encontro. Em 1948,  Athayde tomou parte como delegado do Brasil na III Assembléia da ONU, em Paris, tendo sido membro da Comissão que redigiu a Declaração Universal dos Direitos do Homem, em cujos debates desempenhou papel decisivo. 

Segundos os registros da época, com assistência do jurista francês René Cassin, Athayde foi reconhecido pelos próprios companheiros da Comissão como o mais ativo colaborador na redação do histórico documento.

Em 1968, por ocasião do 20º. aniversário da Declaração Universal dos Direitos do Homem, a Academia Sueca conferiu o Prêmio Nobel da Paz ao jurista e filósofo René Cassin que, ao ter conhecimento da homenagem que lhe fora prestada, exatamente pelo papel que desempenhou na elaboração da Declaração, chamou os jornalistas e declarou-lhes: "Quero dividir a honra desse prêmio com o grande pensador brasileiro Austregésilo de Athayde, que ao meu lado, durante três meses, contribuiu para o êxito da obra que estávamos realizando por incumbência da Organização das Nações Unidas."

Instituto Austregésilo de Athayde

Na sexta-feira, dia 12, às 10:00 hs, o Instituto Austregésilo de Athayde (Rua Cosme Velho, 599) realiza sessão comemorativa dos 60 anos da assinatura da Declaração e dos 110 anos de nascimento de seu patrono, com a presença de acadêmicos e personalidades.

Haverá mesa de debates de que participarão o deputado Alessandro Molon, Presidente da Comissão dos Direitos Humanos da Alerj; Gilles Barrier, Cônsul Adjunto da França no Rio; Geancarlo Summa, Diretor do Centro de Informações da da ONU no Brasil; e Cláudio Murilo, Presidente do Pen Clube.

O Coordenador do encontro será o Acadêmico Cícero Sandroni, Presidente da ABL.

Palestrantes:

Hughes Goisbault - Ministro Plenipotenciário do Ministério francês das Relações Exteriores da França Condecorações : Cavaleiro da Ordem da Legião de Honra, Oficial da Ordem Nacional do Mérito (França),  Comandante da Ordem de Leopoldo II ( Bélgica), Oficial da Ordem do Rio Branco (Brasil), Cavaleiro do Mérito (Polônia) e da Ordem do Leão (Senegal), Comandante da Ordem da Rainha Vitória (Reino-Unido). Bacharel em Direito Diplomado em Ciências Sociais (relações internacionais).

Giancarlo Summa - Em outubro de 2007, foi nomeado pelo Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon,  Diretor do Centro de Informação das Nações Unidas no Rio de Janeiro (UNIC Rio de Janeiro). Possui grande experiência na área de comunicação e conhece profundamente o Brasil, onde trabalhou durante 13 anos como correspondente estrangeiro, jornalista na mídia local, com ONGs e com campanhas políticas. Foi Vice Coordenador de Comunicação e Assessor para a Imprensa Internacional da campanha do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Trabalhou como Assessor para a Imprensa e Comunicação da Representação Européia do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID); chefiou o Escritório de São Paulo da Radiobrás; dirigiu a sala de imprensa do Fórum Social Mundial 2003 em Porto Alegre; foi Assessor para a Mídia Internacional durante a campanha presidencial do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Patrus Ananias - Formou-se em Direito na Universidade Federal de Minas Gerais em 1976. Participou ativamente das lutas democráticas e sociais dos anos 70 que resultaram na construção do Partido dos Trabalhadores. Como advogado sindical e trabalhista entre 1979 e 1983, defendeu categorias como jornalistas, assistentes sociais, professores e engenheiros. Manteve forte engajamento cívico prestando assessoria a associações comunitárias, pastorais e movimentos sociais.

É professor licenciado da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, na qual ingressou em 1979 e onde presidiu o Instituto Jacques Maritain. É também funcionário público concursado da Assembléia Legislativa de Minas Gerais desde 1982.

Fávia Piovesan - É Professora Doutora da Faculdade de Direito da PUCSP nas disciplinas de Direito Constitucional e de Direitos Humanos E de Direitos Humanos do Pós Graduação da PUC-SP e da PUC-PR.

É Professora do Programa de Doutorado em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Universidade Pablo de Olavide (Sevilha, Espanha). Mestre e doutora em Direito Constitucional pela PUCSP, tendo desenvolvido seu doutoramento na Harvard Law School, na qualidade de visiting fellow do Human Rights Program, tendo a este programa retornado em 2000 e 2002.

Francisco Whitaker - Arquiteto e urbanista pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, diplomado em 1957. Trabalhou em várias pesquisas sobre níveis de vida, estruturas urbanas e desenvolvimento regional, na SAGMACS. Foi membro do Grupo de Planejamento do Governo do Estado de São Paulo (Governo Carvalho Pinto); Diretor de Planejamento da Superintendência da Reforma Agrária (Governo Goulart); assessor da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, na elaboração do seu Primeiro Plano de Pastoral de Conjunto.

Viveu fora do Brasil como exilado na França e no Chile.   
No Chile trabalhou na Comissão Econômica da América Latina (CEPAL - ONU).

05/12/2008

03/12/2008 - Atualizada em 03/12/2008