Lançada em outubro na Feira Literária de Paraty (Flip), a última edição da Revista Brasileira, intitulada “Que mundo é este?”, alcança novos vôos em mais uma região do Brasil.
Nesta quinta-feira, 14 de novembro, a Acadêmica e escritora Rosiska Darcy de Oliveira esteve no Nordeste, para a abertura da XIII Festa Literária Internacional de Pernambuco – Fliporto, que acontece em Olinda. No evento, ela lançou a nova edição da Revista Brasileira n.120 e falou sobre “Tempos que correm”, com mediação de Antonio Campos, curador geral da feira.
Rosiska, que assina a direção da Revista Brasileira há três anos, falou sobre os tempos que correm, sobre o contemporâneo, e o tempo acelerado. Lembrou que a humanidade sempre foi arrogante e curiosa e que, se assim não fosse, não haveria ciência.
“Essa história humana da natureza contada pelos cientistas no ritmo em que desafiam os seus mistérios, a transformam e reinventam. Até meio século atrás acreditávamos que, mais cedo ou mais tarde, seríamos capazes de solucionar qualquer problema. Essa convicção só foi abalada nos anos setenta do século passado quando descobrimos que nosso problema maior éramos nós mesmos”, destacou a Acadêmica.
Ela ainda acendeu um alerta sobre o poder da hipnose coletiva, que atinge o conteúdo de nosso pensamento através de manipulações formadas por opiniões controladoras e induzidas.
“A questão que se coloca agora é até onde, mais grave que o controle das opiniões, é a modelagem da estrutura mesma do pensamento que está sendo atingida”.
A Fliporto vai até o domingo, dia 17 de novembro, no Mercado Eufrásio Barbosa, em Olinda. Nessa edição, a feira homenageia o escritor Raimundo Carrero e Chico Science, nos 30 anos do seu disco da Lama ao Caos com a Nação Zumbi.
Temas como 500 anos de Camões, celebrado esse ano, a importância das festas literárias para a literatura brasileira contemporânea e a formação de novos autores, inteligência artificial, serão abordados.
15/11/2024