Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Recital de piano sobre a obra de Visconde de Taunay

Recital de piano sobre a obra de Visconde de Taunay

 

Dia 9 de outubro, quinta-feira, às 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., a Academia Brasileira de Letras promoveu recital com a pianista Sylvia Maltese, que apresentou uma seleção da obra musical de Alfredo D'Escragnolle Taunay - O Visconde de Taunay (1843-1899). A entrada foi franca.

A pesquisa das obras foi realizada por Sylvia Maltese, a qual se soma a biografia musical feita pelo pesquisador Sergio Bittencourt-Sampaio.

O recital de piano foi transmitido ao vivo pelo portal da ABL.


Sobre o Programa: "Composições para Piano"

Tours Heureux * Passeios Felizes
(Nocturno no estylo de Schulhoff)

Doux Souvenirs * Doces Recordações
(2ª Valsa Chopiniana) op.4

Révélation * Revelação
(4ª Valsa Chopiniana) op.6

A Canção da Marabá - com poesia em epígrafe de Gonçalves Dias
O Poeta e os Pássaros - com poesia em epígrafe de Cardoso de Menezes
(Números 1 e 2 dos Poemetos Musicais) op.27

Secrets d’Amour * Segredos de Amor
(2ª Mazurka de Salon) op.41

Regards en arrière * Olhando o passado
(3ª Chopiniana) op.52

Doute * Dúvida, com poesía em epígrafe de Machado de Assis (op.50, n°1, Six petites mélodies "Heures de Tristesse") 1ª Audição

Douce Mélancolie * Doce Melancolia
(Étude de Salon) op.48

La Coquette (Duo Caracteristique) op.42

Festa na Aldeia op.21


Saiba Mais

Sob o pseudônimo Flavio Elysio, Taunay deixou algumas dezenas de composições musicais, entre as quais um conjunto de obras pianísticas, constituído de valsas, mazurcas, noturnos, prelúdios e estudos. O estilo é romântico e os títulos em sua maioria são em francês.

Entre as obras selecionadas para o recital, encontramos desde a expressividade e leveza das Valsas Chopinianas Doux Souvenirs, Révelation e Regards en arrière a obras cadenciadas como a Mazurca Secrets d’Amour. Destaca-se também o lirismo do Noturno Tours Heureux, e a linguagem poética dos Poemetos Musicais: "A Canção da Marabá", com poema em epígrafe de Gonçalves Dias, e "O Poeta e os Pássaros", com poema em epígrafe de Cardoso de Menezes.

Como primeira audição, foi apresentada a obra Doute, com poema em epígrafe de Machado de Assis. A obra, única da série encontrada até o momento, pertence a coleção Six Petites Mélodies - Heures de Tristesse.

Douce Mélancolie - Estudo de Salão apresenta expressivo trabalho de sonoridade, além de passagens de brilho e desempenho técnico.

La Coquette, obra característica, descreve as oscilações, os rompantes e a doçura da Coquette, com suas mudanças de humor.

"Festa na Aldeia" é dividida em diversas partes, que vão desde períodos cadenciados e velozes a trechos líricos e românticos.

09/10/2008

08/10/2008 - Atualizada em 07/10/2008