O Procurador de Justiça Roberto Livianu dará continuidade à série de eventos “Quinta é Cultura” do mês de abril na ABL. O conferencista falará sobre o embate da “Democracia x Corrupção” e apresentará um retrospecto histórico da naturalização ao movimento internacional contra a corrupção.
A conferência, que tem coordenação do Acadêmico Carlos Nejar, será na próxima quinta-feira, 3 de abril, às 17h30, na Sala José de Alencar.
A entrada é franca e as inscrições podem ser feitas pelo link: https://www.even3.com.br/democracia-x-corrupcao-522340/
Para o procurador, a pesquisa do Instituto Não Aceito Corrupção sobre condutas corruptas e respectivos níveis de aceitação x eleições municipais 2024 e os dados x elementos de realidade representam a erosão progressiva do processo democrático em paralelo à deterioração das instituições.
Na conferência, Livianu também irá explorar a deterioração do ambiente democrático e das instituições e seu impacto para o empobrecimento das nações.
O Procurador abordará também a lei da ficha limpa, lei de improbidade, lei anticorrupção (12846), lei da delação premiada, lei das estatais e a Lava Jato. Ele também passará pela cultura da corrupção, passando por temas como o patrimonialismo e a relação incestuosa entre Legislativo e Executivo, com partidos políticos fragmentados e sedentos pelos fundos partidário e eleitoral.
O conferencista falará também sobre a equação de Klitgaard que trata dos graves problemas da concentração de poder discricionário e de mercados e da opacidade como fatores geradores do ambiente corrupto.
Ele também falará da Crise do STF, os limites dos poderes e a necessidade de um código de ética.
“O Orçamento Secreto evidencia a disrupção do sistema de separação dos poderes e descompromisso em relação ao princípio da publicidade, garantidor da transparência. A corrupção é um fator obstrutivo das políticas públicas e, via de consequência, geradora de agravamento da desigualdade social”.
No próximo “Quinta é cultura”, o tema da conferência será “Machado de Assis entre temas identitários e recepção internacional” e será ministrada por Sonia Salomão, às 17h30, na Sala José de Alencar.
Sobre Roberto Livianu
Roberto Livianu é Procurador de Justiça, integrando o Ministério Público do Estado de São Paulo desde 1992.
É Doutor em Direito Penal pela USP, onde se graduou. Articulista da Folha e do Globo. Idealizador e presidente do Instituto “Não aceito corrupção”.
É membro da Academia Paulista de Letras Jurídicas, professor e palestrante, tendo 16 livros publicados, entre obras jurídicas e de crônicas.
27/03/2025