Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Presidente do Supremo Tribunal Federal, Ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, fala na ABL sobre “A judicialização da política” na abertura do seminário “Brasil, brasis” de 2017

Presidente do Supremo Tribunal Federal, Ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, fala na ABL sobre “A judicialização da política” na abertura do seminário “Brasil, brasis” de 2017

 

A Academia Brasileira de Letras abriu sua série de Seminários “Brasil, brasis” de 2017 com o tema A judicialização da política. A coordenação da sessão foi do Acadêmico e historiador José Murilo de Carvalho. A conferencista foi a Presidente do Supremo Tribunal Federal, Ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha. O seminário aconteceu no dia 5 de maio, sexta-feira, às 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro.

O coordenador-geral dos Seminários “Brasil, brasis” de 2017 é o Presidente da ABL, Acadêmico e professor Domício Proença Filho.

Saiba mais

ACADÊMICO JOSÉ MURILO DE CARVALHO

Sexto ocupante da Cadeira nº 5 da ABL, eleito em 11 de março de 2004, na sucessão de Rachel de Queiroz, José Murilo de Carvalho nasceu em Andrelândia, Minas Gerais. Formou-se Bacharel em Sociologia e Política pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 1965; Mestre em Ciência Política, pela Universidade de Stanford, Califórnia (1969); e PhD em Ciência Política, também pela Universidade de Stanford (1975).

José Murilo de Carvalho tem especialização em Metodologia de Pesquisa – Universidade de Michigan (1967); Pós-Doutorado – Departamento de História, da Universidade de Stanford (1976-77); e Pós-Doutorado – Universidade de Londres (1982).

Entre suas atividades profissionais, relacionadas com docência e pesquisa no Brasil, estão as de Professor Adjunto do Departamento de Ciência Política da UFMG (1969-78); Professor do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro – Iuperj (1978-1997); Professor visitante do Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo (1992); Professor visitante do Departamento de Antropologia do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992); Pesquisador da Fundação Casa de Rui Barbosa (1986); Pesquisador do CPDOC/Fundação Getúlio Vargas (1994-1995); e Professor titular do Departamento de História da UFRJ (1997).

MINISTRA CÁRMEN LÚCIA ANTUNES ROCHA

A atual Presidente do Supremo Tribunal Federal, Ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, nasceu em Montes Claros, Minas Gerais. Exerceu, também, os cargos de Ministra e Presidente do Tribunal Superior Eleitoral.

Bacharel em Direito pela Faculdade Mineira de Direito (1977), a Ministra é especialista em Direito de Empresa pela Fundação Dom Cabral e mestre em Direito Constitucional pela Universidade Federal de Minas Gerais. Desde 1983, é professora titular de direito constitucional na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, além de coordenadora do Núcleo de Direito Constitucional.

Exerceu o cargo de procuradora do estado de Minas Gerais de 1983 até 2006, sendo procuradora-geral do estado durante o mandato do então governador Itamar Franco. É membro efetivo do Instituto dos Advogados Brasileiros, tendo sido diretora da revista desta instituição, além de ter sido membro da Comissão de Estudos Constitucionais do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil de 1994 a 2006.

Em 2006, foi indicada pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao cargo de Ministra do Supremo Tribunal Federal. Em 2014, assumiu a Vice-Presidência da Corte. Também exerceu a função de Ministra do Tribunal Superior Eleitoral de 2009 a 2013, presidindo-o de 2012 a 2013, tornando-se a primeira mulher a fazê-lo.

27/04/2017

Notícias relacionadas

Vídeos relacionados