Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Presidente Ana Maria Machado louva a realização de prêmios que valorizem a expansão da atividade literária

Presidente Ana Maria Machado louva a realização de prêmios que valorizem a expansão da atividade literária

 

A Presidente da Academia Brasileira de Letras, escritora Ana Maria Machado, disse que a “Casa sempre estará aberta a parcerias que visem à expansão da atividade literária por intermédio de concursos”. A afirmação foi feita na abertura da cerimônia de entrega do Prêmio Sesc de Literatura 2011/2012, segunda-feira, dia 02 de julho, no Teatro R. Magalhães Jr., na sede da ABL. Os vencedores foram Rafael Gallo, com o livro de contos Révellion e outros dias, e Luisa Geisler, com o romance Quiçá. Na oportunidade, houve ainda mesa-redonda com os ganhadores e, a seguir, coquetel e sessão de autógrafos.
 
“Eu também fui beneficiada por um prêmio no começo de minha carreira. A ABL tem somente que louvar o Sesc pela criação do concurso, responsável pela revelação de muitos de nossos novos escritores. Como curiosidade, vale lembrar que grandes autores internacionais, entre eles Ernest Hemingway e F. Scott Fitzgerald, superaram as dificuldades e abriram caminho para suas trajetórias como escritores depois de ganharem prêmios. Muitos se tornaram profissionais e derrotaram as dificuldades e as panelinhas. No Brasil, alguns foram revelados em concursos, como Clarice Lispector, Guimarães Rosa, Rubem Fonseca, Dalton Trevisan e Oswaldo França Júnior. Parabenizo o Sesc por essa iniciativa”, afirmou.
 
A mesa da cerimônia de entrega dos prêmios foi composta pela Presidente  Ana Maria Machado; o diretor da Divisão de Programas Sociais do Departamento Nacional do Sesc, Nivaldo da Costa Pereira; e a editora executiva de Ficção Nacional da Record, Guiomar de Grammont.

Saiba mais
 
Quiçá é o romance de estreia de Luisa Geisler, que venceu o Prêmio Sesc em concurso anterior, na categoria conto, com o livro Contos de mentira. De acordo com os editores da Record, ela “é colunista da revista Capricho, apesar de não entender nada de Justin Bieber, maquiagem ou relacionamentos”. O autor Rafael Gallo nasceu em São Paulo e é formado em Música (Composição e Regência) pela Unesp. Compositor e produtor musical, tem realizado diversos trabalhos para televisão, cinema e outras mídias. Atua também como professor universitário nas áreas de design de som e trilha sonora para a produção audiovisual. Révellion e outros dias é seu primeiro livro.

Veja também

Perfil da ABL no Twitter
Comente o evento no Orkut
Curta no Facebook

4/7/2012

04/07/2012 - Atualizada em 03/07/2012