Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Prêmio Rio de Letras: Inscrições abertas

Prêmio Rio de Letras: Inscrições abertas

 

Histórias de diversidade em poesia, crônica e conto vão render prêmios para estudantes do Ensino Médio das Escolas Firjan SESI e da Rede Pública Estadual do Rio de Janeiro e para trabalhadores da indústria fluminense. As instituições deverão inscrever os trabalhos selecionados até o dia 31 de julho deste ano. A iniciativa foi lançada em 28 de maio, na Academia Brasileira de Letras (ABL), em um auditório lotado, com 290 pessoas.

Para o 1º vice-presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano, o concurso literário deverá ser um sucesso, diante do grande número de participantes da cerimônia de lançamento. “O Prêmio Rio de Letras Firjan SESI, numa feliz parceria com a Academia Brasileira de Letras e a Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, resgata e traz para a discussão da cultura um tema atual, vibrante, que é a diversidade de gênero em três estilos literários. O tema despertou enorme interesse porque tivemos um auditório cheio, completo com acadêmicos, professores, estudantes, escolas e um público interessado no assunto. Não tenho dúvidas de que teremos importante contribuição da juventude e dos trabalhadores para o enriquecimento desse tema“, previu Caetano.

O diretor de Educação e Cultura da Firjan SESI, Vinicius Cardoso, falou da satisfação de ter conseguido realizar o desafio de unir três instituições de grande envergadura, Firjan SESI, ABL e Secretaria de Estado de Educação, para operacionalizar um concurso literário com uma missão tão nobre. “Quando as pessoas leem, estão mais expostas a diferentes culturas, ideias, debates, experiências, que podem levar a uma compreensão ampliada do mundo ao seu redor. A leitura e as habilidades reflexivas e de escrita desenvolvidas a partir dela constituem uma base importante na formação do cidadão, que compreende e interage com a multiplicidade e diversidade que caracterizam a sociedade democrática”, destacou.

Sobre o tema Histórias de Diversidade para o concurso literário, Cardoso avaliou que a escolha teve o objetivo de promover leituras, reflexões e escritas capazes de movimentar os estudantes e trabalhadores participantes em direção a um mundo mais democrático e mais inclusivo.

Acesse o Edital do “Prêmio Rio de Letras – Firjan SESI” aqui: https://www.academia.org.br/sites/default/files/arquivos/edital_-_premio_rio_de_letras_-_firjan_sesi_-_versao_final-1-1.pdf

Além dos dados dos concorrentes, os formulários eletrônicos de inscrição devem incluir arquivos com os trabalhos em duas versões: no formato Word, com identificação, e um arquivo em PDF, não identificado. Os textos da modalidade poesia deverão conter até 2.000 caracteres; as crônicas podem ter até 3.000; e os contos poderão somar, no máximo, 4.000 caracteres, contando os espaços. As categorias dos alunos são divididas em 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio, enquanto as dos trabalhadores serão por faixa etária: até 29 anos; entre 30 e 45 anos; e maiores de 45 anos.

Cada Escola Firjan SESI poderá inscrever até nove trabalhos, totalizando 144 inscritos. Cada uma das 15 Coordenadorias Regionais das escolas públicas estaduais também poderá concorrer com até nove trabalhos, totalizando 135 projetos. E cada Representação Regional das indústrias do Rio contará com até 18 trabalhos, totalizando 162 inscritos.

Os trabalhos dos candidatos serão avaliados por uma banca com imortais da ABL. A premiação, que busca incentivar a escrita entre os estudantes e trabalhadores, será realizada em 12 de novembro, no Teatro Riachuelo. Serão premiadas nove produções literárias de cada categoria das Escolas Firjan SESI, das instituições da Rede Pública Estadual e da Indústria. Dessa forma, serão 27 prêmios no total.

O evento de lançamento contou com a presença do conselheiro do SESI, Sérgio Yamagata; da secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto; e representantes das 15 regionais das escolas estaduais e de Escolas do SESI de todo o estado, entre outros. O evento também teve a apresentação da cantora Dani Câmara.

“A conjugação de fatores de prêmios literários, gênero, poesia, conto e crônica é uma marca da casa e, por isso, estamos muito contentes em abrigar a iniciativa e executar a consultoria desse prêmio”, disse o secretário geral da ABL, Antonio Carlos Secchin, após lembrar de grandes nomes que se revelaram nos concursos realizados pela própria Academia Brasileira de Letras. Entre os consagrados, citou Cecília Meirelles, com o seu livro “Viagem”, que a Academia reconheceu no seu Prêmio Literário Poesia 38.

A secretária de Educação do Estado do Rio de Janeiro, Roberta Barreto, ressaltou que o concurso é mais uma inspiração para que meninos e meninas aprendam a ter o hábito de ler. Quem lê é capaz de ganhar o mundo virando páginas de um livro, afirmou. “Desejamos que esses meninos, essas meninas, esses jovens possam conquistar o mundo por meio do conhecimento que se edifica, muitas das vezes, na base da leitura”, salientou.

A cerimônia de lançamento contou ainda com aula magna de Literatura sobre diversidade, proferida pela professora e acadêmica da ABL Rosiska Darcy de Oliveira. Em sua palestra, destacou a importância “do reconhecimento do outro, de que não se é a palmatória do mundo, não se é a métrica do mundo”.

Ao comentar a criação do concurso literário, a aluna Maria Clara, do segundo ano do Ensino Médio da Escola Firjan SESI Laranjeiras, enfatizou que a literatura, os poemas e os livros precisam ser valorizados. “A literatura precisa ser valorizada por uma sociedade que é muito voltada só para a tecnologia. não pode ser deixada para trás. Isso precisa ser trazido para os dias de hoje”, evidenciou.

05/06/2024