Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Poeta Carlos Newton Junior ministra palestra sobre Ariano Suassuna

Poeta Carlos Newton Junior ministra palestra sobre Ariano Suassuna

 

Foi realizada na terça-feira, dia 16 de maio, às 16h, no Teatro R. Magalhães Jr., a terceira conferência do Ciclo “Escritores, lado B”. O poeta e ficcionista Carlos Newton Junior falará sobre "O universo visual de Ariano Suassuna". O ciclo “Escritores, lado B”, que tem a coordenação do Acadêmico Joaquim Falcão, é composto por cinco palestras, sempre às terças-feiras às 16h. A coordenação-geral do projeto de ciclos de conferências de 2023 é do Acadêmico Antonio Carlos Secchin. A entrada é franca e as inscrições podem ser feitas pelo link e todas as palestras são transmitidas pelo Youtube da Academia.

Dando continuidade ao ciclo no dia 23, a professora Teresa Montero falará sobre “Clarice, cronista”. Encerrando, no dia 30, "João Cabral, editor e impressor" será o tema da palestra ministrada pela pesquisadora Priscila Monteiro. Todas as palestras são transmitidas pelo Youtube da Academia.

Sexto ocupante da Cadeira nº 32 da Academia Brasileira de Letras, Suassuna foi eleito em 3 de agosto de 1989, na sucessão de Genolino Amado. Formou-se na Faculdade de Direito e recebeu o Prêmio Martins Pena pelo Auto de João da Cruz. Escreveu e montou a peça "Torturas de um Coração" em 1951. Em 1952, dedicou-se à advocacia, sem abandonar, porém, a atividade teatral. São desta época "O Castigo da Soberba" (1953), "O Rico Avarento" (1954) e o "Auto da Compadecida" (1955), peça que o projetou em todo o país e que seria considerada, em 1962, por Sábato Magaldi “o texto mais popular do moderno teatro brasileiro”.

Em 1956, abandonou a advocacia para tornar-se professor de Estética na Universidade Federal de Pernambuco. No ano seguinte, foi encenada a sua peça "O Casamento Suspeitoso", em São Paulo, pela Cia. Sérgio Cardoso, e "O Santo e a Porca"; em 1958, foi encenada a sua peça "O Homem da Vaca" e o "Poder da Fortuna"; em 1959, "A Pena e a Lei", premiada dez anos depois no Festival Latino-Americano de Teatro.

Sobre Carlos Newton Junior

Carlos Newton Junior é poeta, ensaísta e professor titular da Universidade Federal de Pernambuco. Escreveu diversos livros e artigos sobre a obra de Ariano Suassuna e o Movimento Armorial. Mais recentemente, assinou o volume Ariano Suassuna, para a “Série Essencial”, da Academia Brasileira de Letras (Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2018); organizou o Teatro completo, do mesmo autor, publicado em 4 volumes (Nova Fronteira, 2018); e organizou, também de Ariano, a edição especial do cinquentenário de "A Pedra do Reino", em 2 volumes, contendo iconografia, manuscritos, reproduções de obras de arte derivadas do romance etc. (Nova Fronteira, 2021). No campo da poesia, é autor de "Coração na Balança" (Nova Fronteira, 2021) e "Vontade de Beleza" (Nova Fronteira, 2022), entre outros.

Ingressou, em 1984, no curso de Arquitetura da Universidade Federal de Pernambuco, formando-se em 1988. É durante o curso de Arquitetura que conhece o escritor Ariano Suassuna, então professor de Estética, de quem se tornará grande amigo e que o influenciará na decisão de seguir as carreiras de professor e de escritor.

Com o tempo, Carlos se aprofunda na obra de Ariano, escrevendo, sobre ela, diversos livros e artigos. Ingressa no curso de História da Universidade Católica de Pernambuco, em 1986, formando-se em 1989, ano em que também conclui especialização em Teoria da Arte (Artes Plásticas) na UFPE. Em janeiro de 1990, volta a residir em Natal, iniciando sua carreira docente no Departamento de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, instituição à qual ficará ligado até o final de 2008. É em Natal que dá início à sua vida literária, através de um conto publicado no jornal O Galo, da Fundação José Augusto.

10/05/2023