Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Pedro Doria fala sobre inteligência artificial na ABL

Pedro Doria fala sobre inteligência artificial na ABL

 

A inteligência artificial será pauta na ABL na próxima terça-feira (16), às 16h, no Teatro R. Magalhães Jr. Quem irá comandar a conferência é o jornalista e escritor Pedro Doria. As inscrições podem ser feitas pelo link: https://www.even3.com.br/a-inteligencia-artificial-465038. A entrada é franca.

Em artigo publicado nesta terça no jornal O Globo, Doria afirma que parece inevitável que os smartphone sejam completamente transformados pela inteligência artificial ou até substituídos.

- A transformação é inevitável por causa dos agentes. Neste momento, as quatro principais empresas desenvolvendo IA — OpenAI, Google, Anthropic e Meta — estão na corrida por quem construirá os primeiros agentes generalistas. O conceito é simples: pedimos uma coisa, o agente faz. Não importa o quê. Pedimos para comprar uma passagem para Brasília no dia tal, o agente compra a passagem, já sabe se preferimos janela ou corredor, mais ou menos espaço, em que companhia aérea temos milhagem. Se percebe que estamos particularmente agarrados a um livro, ou a uma série, pode oferecer similares para leitura ou para assistirmos – ressaltou.

A conferência “A inteligência artificial” faz parte do ciclo “Pensar”, que aborda temas como saúde, política, inteligência artificial, meio ambiente e justiça. A coordenação é do escritor e Acadêmico Godofredo de Oliveira Neto.

O ciclo segue no dia 23 de julho, o recém-eleito para a ABL, o ambientalista, filósofo e poeta Ailton Krenak falará sobre a natureza e suas questões ambientais. Encerrando o ciclo, no dia 30, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso abordará os caminhos da justiça.

- Com o ciclo "Pensar", a ABL convoca expoentes em diversas áreas para reflexões sobre temas de grande atualidade.  O ciclo busca mostrar como se modificam no tempo as representações coletivas e como acontecimentos históricos alteram comportamentos individuais - ressaltou o coordenador do ciclo Godofredo de Oliveira Neto.

Sobre o conferencista:

Pedro Doria é jornalista, escritor e palestrante. Considerado um dos maiores especialistas na área digital da imprensa brasileira, é colunista da CBN e do O Globo.

Ao longo de 30 anos de carreira, Pedro dirigiu algumas das principais redações do país.

É fundador da startup Meio, que resume todos os dias os acontecimentos mais relevantes do Brasil e do mundo numa leitura de oito minutos. Acompanha as transformações impostas pelo digital há mais de vinte anos. Estudou em Stanford, a universidade fincada no centro do Vale do Silício.

Escreveu best-sellers sobre história do Brasil. Com um pé no futuro e outro no passado, suas palestras incorporam ainda a experiência com política brasileira e internacional para traçar, por conta de sua experiência única, um panorama do momento atual.

INSCRIÇÕES:

16 de julho – "A inteligência artificial”  - Pedro Doria - https://www.even3.com.br/a-inteligencia-artificial-465038

23 de julho - “A natureza" – Ailton Krenak - https://www.even3.com.br/a-natureza-465040/

30 de julho - “A justiça” - Luís Roberto Barroso - https://www.even3.com.br/a-justica-465046/

09/07/2024