Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Pandemia e Ordenamento Jurídico é o tema da próxima conferência do ciclo de podcasts intitulado "Pensando o novo normal"

Pandemia e Ordenamento Jurídico é o tema da próxima conferência do ciclo de podcasts intitulado "Pensando o novo normal"

 

Academia Brasileira de Letras prossegue com o seu o ciclo de podcasts "Pensando o novo normal", gravado por seus acadêmicos e que aborda as relações entre a pandemia e as diferentes áreas do conhecimento humano. O terceiro episódio disponibilizado foi gravado pelo Acadêmico Joaquim Falcão. O tema escolhido foi "Pandemia e Ordenamento Jurídico". A apresentação foi feita pelo Acadêmico Cicero Sandroni e a coordenação-geral do ciclo cabe ao Acadêmico Antônio Torres.

Durante a emissão, o acadêmico desenvolve o seu pensamento, ao mesmo em que declama trechos da obra “Morte e vida severina”, do autor João Cabral de Melo Neto: "'Meu nome é Severino, somos muito severinos, iguais em tudo na vida. morremos de morte igual, mesma morte Severina'. Essa é a realidade dessas pessoas, mas não é a realidade do que está escrito, prescrito e exigido na constituição. o que nós estamos assistindo agora são essas pessoas informais, ilegais, vulneráveis e sem direitos suficientes para exercer a sua cidadania aparecendo. E diz ainda: 40 milhões de invisíveis. O que a pandemia mostrou é que os invisíveis são visíveis, e são chamados de informais ou ilegais, não porque eles sejam contra a ordem jurídica ou contra a constituição, mas porque eles não têm acesso àquilo que a constituição lhes garante. A constituição, para eles, é severina"

Estão previstos, até o final de setembro, mais 12 episódios, sempre apresentados às quartas-feiras. Todos os podcasts gravados ficarão disponíveis no site da Academia, assim como nas plataformas de streaming Spotify, Apple Podcasts, Deezer e Castbox.

 

 

spotify deezer apple-music
13/07/2020