Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > “Pandemia e História” é o tema da próxima conferência do ciclo de podcasts intitulado "Pensando o novo normal"

“Pandemia e História” é o tema da conferência do ciclo de podcasts intitulado "Pensando o novo normal"

 

A Academia Brasileira de Letras prossegue com o seu o ciclo de podcasts "Pensando o novo normal", gravado por seus acadêmicos e que aborda as relações entre a pandemia e as diferentes áreas do conhecimento humano. O nono episódio disponibilizado foi gravado pelo Acadêmico Arno Wehling. O tema escolhido foi "Pandemia e História". A apresentação foi feita pelo Acadêmico Alberto Venancio Filho e a coordenação-geral do ciclo cabe ao Acadêmico Antônio Torres.

Durante a emissão, o acadêmico traça um panorama histórico dos grandes casos de epidemia na História mundial e nos guia até os dias de hoje: “Quais os efeitos das epidemias? Obviamente, cada uma merece tratamento específico, mas podemos encontrar alguns traços comuns a muitas delas. A quebra demográfica é a mais evidente, nos casos-limite das grandes epidemias, chegou-se a situações de um terço à metade de perda populacional. Nos episódios mais conhecidos das epidemias européias, a parcela mais pobre da população, majoritária, foi a mais afetada, por motivos como adensamento físico, a má nutrição e a habitação precária. A tensão social é uma constante, acompanhada pela desarticulação econômica, com queda no comércio e na produção agrícola e manufatureira, como aconteceu na Peste Negra, em consequência, exacerbação dos conflitos, o que pode explicar a frequente associação entre peste, fome e guerra.”

Estão previstos, até o final de setembro, mais 6 episódios, sempre apresentados às quartas-feiras. Todos os podcasts gravados ficarão disponíveis no site da Academia, assim como nas plataformas de streaming Spotify, Apple Podcasts, Deezer e Castbox.

spotify deezer apple-music
24/08/2020