Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Morre Daisaku Ikeda, sócio correspondente da ABL

Morre Daisaku Ikeda, sócio correspondente da ABL

 

Sócio correspondente da ABL, ocupante da cadeira 14, o japonês Daisaku Ikeda morreu na noite de 15 de novembro, aos 95 anos, de causas naturais, em sua casa em Toquio. Daisaku Ikeda foi um líder budista, escritor, poeta e educador japonês, presidente da organização budista Soka Gakkai.

Em junho de 2023, o Acadêmico Domício Proença Filho coordenou uma conferência para homenagear os 30 anos de sua eleição para a ABL, com o objetivo de lançar uma nova luz sobre o conceito de universalismo humanista, estimulando o diálogo e a reflexão sobre as pautas que marcam a sociedade brasileira e a humanidade no século XXI.

Daisaku Ikeda foi um notório pacifista e humanista, autor de poesias, romances, ensaios, artigos, histórias infantis e propostas de paz. Possui mais de 250 obras traduzidas em mais de 50 idiomas. Dentre elas, está o livro “Diálogo – Direitos Humanos no século XXI, escrito em conjunto com o Acadêmico Austregésilo de Athayde.

Nasceu em Tóquio no dia 2 de janeiro de 1928. Ainda adolescente viu seu país ser devastado durante a Segunda Guerra Mundial. Nessa época, conheceu Josei Toda, líder da organização budista Soka Gakkai, fundamentada na filosofia do monge budista Nitiren Daishonin, que afirmava que todas as pessoas têm o potencial para atingir a iluminação.

Em 1947, Ikeda entrou para a Soka Gakkai e após a morte de Toda, assumiu a presidência da organização, dando início à propagação da filosofia em outros países. Desde então tem implantado uma extensa rede global que além de ensinar a prática e a filosofia do Budismo, promove a causa da paz, cultura e educação em várias partes do mundo.

Em 1968, Ikeda fundou em Tóquio, as Escolas Soka Second do ensino básico e superior, em 1971 criou a Universidade Soka e em 2001 fundou a Soka University of America, onde desenvolve um sistema de educação humanística. Em 1974, foi convidado para lecionar na Universidade da Califórnia e no ano seguinte lecionou na Universidade Estadual de Moscou, o que marcou o reconhecimento internacional das contribuições de Ikeda para a promoção da educação e da paz. Entre suas publicações estão: “Revolução Humana” (12 vol.), “Nova Revolução Humana” (23 vol.), “Desafio de Uma Nova Era de Paz” e “Diálogo Sobre a Juventude” (03 vol.).

Em 1992, foi eleito socio correspondente da Academia Brasileira de Letras, sendo o sexto ocupante da cadeira 14. Em 1993, recebeu o título de "Doutor Honoris Causa" da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em 2007, ainda, recebeu o Título "Doutor Honoris Causa" concedido pela UNINGÁ - Centro Universitário Ingá, de Maringá, PR, pelos relevantes serviços em prol da paz. Mais recente, em 2019, recebeu o título "Doutor Honoris Causa" concedido pela UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Existe uma única estrada e somente uma, e essa é a estrada que eu amo.

Eu a escolhi. Quando trilho nessa estrada as esperanças brotam, e, o sorriso se abre em meu rosto.

Dessa estrada nunca, jamais fugirei.” (Daisaku Ikeda)

 

 

 

 

 

18/11/2023