Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Livro sobre o centenário do Acadêmico Oscar Dias Corrêa será lançado na ABL

Livro sobre o centenário do Acadêmico Oscar Dias Corrêa será lançado na ABL

 

A Academia Brasileira de Letras promoveu o lançamento do livro "Centenário de Oscar Dias Corrêa - Uma vida para a história". O evento éfoiaberto ao público e realizado no dia 18 de agosto, às 18h30, no Petit Trianon. A obra, da editora Conceito, é uma organização de Jorge Eduardo Gonçalves e Rogério Faria Tavares. O perfil biográfico é do escritor João Carlos Firpe Penna.

O livro é uma enorme contribuição para o resgate da memória cultural e política do país e traz imagens com fotos inéditas que registram momentos fundamentais da trajetória de Oscar Dias Corrêa, tanto em sua atuação política, quanto em sua vida pessoal. No final do volume, há diversos depoimentos de amigos, como Antônio Celso Alves Pereira, Francisco Rezek e Ronaldo Costa Couto. Alusivos ao seu centenário de nascimento, completam o livro os textos de Angelo Oswaldo de Araújo Santos (que sucedeu a Oscar na AML), Carlos Mário da Silva Velloso, José Sarney e Yves Gandra da Silva Martins.

O ACADÊMICO

Oscar Dias Corrêa nasceu em em Itaúna, Minas Gerais, em 1º de fevereiro de 1921. Foi o quarto ocupante da Cadeira nº 28 da Academia Brasileira de Letras. Foi eleito em 6 de abril de 1989, na sucessão de Menotti del Picchia, e recebido em 20 de julho de 1989 pelo Acadêmico Afonso Arinos de Melo Franco. O Acadêmico exerceu uma extensa carreira na política brasileira. Atuou como ministro do STF de 1982 a 1989, foi deputado estadual e federal por Minas Gerais, ministro da Justiça do governo José Sarney e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

10/08/2022