Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Literatura e pintura de Van Gogh em palestra na ABL

Literatura e pintura de Van Gogh em palestra na ABL

 

As relações entre literatura e pintura de Van Gogh são o tema da palestra do escritor, ensaísta, artista visual e professor Evando Nascimento na quinta-feira, 23 de maio, às 17h30, na Academia Brasileira de Letras. 

Baseada em cartas, biografias, quadros e desenhos do pintor holandês, a conferência será dividida em duas partes. Na primeira, o conferencista dará um testemunho sobre seu romance Diários de Vincent: Impressões do estrangeiro. Na segunda parte, será explorado o tema da literatura e da pintura na correspondência e na obra do pintor. Irá falar também do livro Cartas ao Theo que foi, pela primeira vez, traduzido no Brasil diretamente do holandês e do francês. - Van Gogh lia vorazmente literatura inglesa, francesa e alemã no original e tecia comentários sobre as obras de Charles Dickens, William Shakespeare, Gustave Flaubert, Émile Zola (que ele venerava), Leon Tostoi e muitos outros autores, inclusive de poesia, como Walt Whitman.

Além disso, livros aparecem pintados em alguns de seus quadros, como no belíssimo Romances parisienses – pontuou.  

Sobre o conferencista

Evando Nascimento éescritor, ensaísta, professor universitário e artista visual. Publicou, entre outros, os livros de ficção Cantos do Mundo: contos (ed. Record, finalista do Prêmio Portugal Telecom), Cantos profanos: contos (ed. Biblioteca Azul / Globo) e Diários de Vincent: impressões do estrangeiro (ed. Circuito). Publicou também os livros de ensaio: Clarice Lispector: uma literatura pensante. Derrida e a literatura (em 3ª. ed., tradução argentina ed. La Cebra). Com Jacques Derrida, La SolidaritédesVivants et lePardon (ed. Hermann). Com Alberto Giordano, La Literatura fuera de sí (ed. Nube Negra). E O pensamento vegetal: a literatura e as plantas (tradução chilena ed. Mimesis).  

Nos anos 1990, foi aluno de Jacques Derrida, na E.H.E.S.S., e de Sarah Kofman, na Sorbonne. Foi professor na Universidade Federal de Juiz de Fora e na Université Stendhal de Grenoble. Bacharel em Letras Vernáculas pela UFBA, Mestre em Letras pela PUC-Rio e Doutor em Ciência da Literatura pela UFRJ, em 2007 realizou um Pós-Doutorado sobre Filosofia na Universidade Livre de Berlim, com bolsa da Fapemig e do DAAD alemão, sob orientação de Winfried Menninghaus. Em 2022, fez sua primeira exposição “Linha a Linha: Desenhos-Escritos”, na Casa de Leitura Dirce Côrtes Riedel da UERJ. Nessa ocasião, foi lançado o livro homônimo (ed. Kotter). Em 2024, realizará a exposição “Arquigrafismos”, no Paço Imperial, ambas com curadoria de Marisa Flórido, crítica e professora do IARTES da UERJ.

20/05/2024

Vídeos relacionados