“Cartola: a Imagem da História” é o tema da próxima conferência do ciclo “Poetas da Canção” da ABL. Na apresentação, que ocorrerá na próxima terça-feira, 15 de abril, às 16h, os cineastas Lírio Ferreira e Hilton Lacerda, que fará participação online, se juntam para falar sobre o processo da construção criativa do filme documental Cartola - Música Para Os Olhos. A entrada é franca e as inscrições podem ser feitas pelo link: https://www.even3.com.br/cartola-522336
A coordenação do ciclo é do Acadêmico Geraldo Carneiro e a coordenação geral é do Acadêmico Antonio Carlos Secchin.
Na conversa, eles passarão pelas principais etapas do documentário, como pesquisa, produção e montagem – desde os seus aspectos iconográficos – até as suas propostas dramatúrgicas.
Além da abordagem do filme, Ferreira e Lacerda desvendarão também algumas facetas do século XX, como a primazia da imagem, a representação do samba como identidade, o cinema como laboratório e o experimento na narrativa.
Na próxima terça-feira (29), o professor da USP, músico e ensaísta José Miguel Wisnik traz toda a poética de Caetano Veloso para a ABL na última conferência do ciclo “Os poetas da canção”.
Wisnik é escritor de livros como “O Som e o Sentido – Uma História das Músicas”, “Veneno Remédio – O Futebol e o Brasil”, “Maquinação do mundo – Drummond e a mineração”.
Sobre Lírio Ferreira
Lírio Ferreira é graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco, começou a se interessar por cinema ainda na faculdade, quando foi assistente de direção tanto de Paulo Caldas no filme O bandido da sétima luz e de Cláudio Assis no filme Henrique. Cartola, sob sua direção, foi o documentário mais visto no Brasil no ano de 2007 e O Homem que engarrafava nuvens ganhou prêmios nos festivais de cinema de Los Angeles, Roma, Montevideo, além de ter sido selecionado para o IDFA e de ser escolhido o melhor documentário de 2010 pela Academia Brasileira de Cinema. Com Sangue Azul, ganhou o Prêmio de Melhor Filme no Festival Internacional do Rio de Janeiro e foi selecionado para Festival de Berlim, tendo tido a honra de abrir a prestigiada Mostra Panorama em 2015.
Em 2019, realizou o filme ACQUA MOVIE, selecionado para os Festivais do Internacional do Rio de Janeiro, Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, Festival de Tiradentes e para o LABRIFF em Los Angeles onde ganhou 4 prêmios. Em 2019, realizou o documentário CAFI sobre o fotógrafo pernambucano Carlos Filho e foi exibido no Festival do Rio e na Mostra de Tiradentes.
Em 2022, ganhou o Grande Prêmio do Júri no Festival In-Edit e o prêmio de Melhor Documentário no LABRIFF em Los Angeles. Em 2023 realiza ON OFF, que participou do Festival Internacional do Rio e da Mostra Internacional de São Paulo. Estreou no Festival Internacional do Rio de Janeiro e na Mostra Internacional de São Paulo o filme de ficção Serra das Almas (um retrato violento sobre jovens desajustados) onde ganhou o prêmio Netflix, e dois documentários: O menino d’o olho d’água (sobre Hermeto Pascoal) e A última banda de rock.
Sobre Hilton Lacerda
Começou sua carreira com o roteiro de Baile Perfumado em 1996 (Dir. Paulo Caldas e Lírio Ferreira, com quem divide argumento e roteiro). Na sequência, roteirizou os filmes Amarelo Manga (Dir. Cláudio Assis), Árido Movie (Dir. Lírio Ferreira), Baixio das Bestas (Dir. Cláudio Assis), A Festa da Menina Morta (Dir. Matheus Nachtergaele), FilmeFobia (Dir. Kiko Goifman), Estamos Juntos (Dir. Toni Venturi), Febre do Rato (Dir. Cláudio Assis), Big Jato (dir. Cláudio Assis), Piedade (dir. Cláudio Assis), entre outros. Com o documentário Cartola – Música Para os Olhos, assinou sua primeira direção de longa-metragem (roteiro e direção em parceria com Lírio Ferreira).
Com o filme Tatuagem, além do argumento e do roteiro, assina a direção de seu primeiro longa-metragem de ficção. Em 2020 lançou Fim de Festa, também assinando argumento, roteiro e direção. Para televisão dirigiu e roteirizou inúmeros projetos documentais e ficcionais. No momento finaliza alguns projetos de longa e a série documental João Cabral: Palavras Impossíveis de Poema, onde assina os roteiros e divide a direção com Adelina Pontual.
08/04/2025